Se vira nos 30 na vida de um C.E.O. - Facebook e outros
Se o mercado quebra, se os consumidores mudam de interesse, se as vendas caem, se a concorrência tem um grande salto no mercado não é sua culpa. A não ser que você seja o CEO da empresa. Veja a história da Facebook, Virgin e Reddit.
O podcast Freaknomics It's Your Problem Now discute as viradas nos 30 que os grandes CEO têm que fazer para superar as pedras no meio do caminho, desde revoluções dos consumidores à mudanças completas nos produtos e novas tecnologias. Na entrevista, os líderes de grandes empresas como Facebook, Pepsi, Virgin, entre outras contam suas histórias. Para ouvir na íntegra acesse: https://www.stitcher.com/s?eid=53200224
Richard Branson, com a Virgin, estabeleceu mais de 300 lojas físicas de discos até que a internet e iTunes chegaram com força total desbancando o seu negócio, e eles se reinventaram e se adequaram ao sistema - apesar de tentar diversificar os produtos sem nenhum sucesso entre os mercados de bebidas, roupas, jogos, carros, vestidos de noivas, entre outros.
Reddit tem a fama de ser a plataforma com grande liberdade online, entretanto a liberdade também tem suas faces ruins, tendo que se livrar de conteúdo pornográfico e ofensivo, mas com medo de que isso causasse evasão dos usuários. Elle Pao deu luz verde e quando a estratégia não implodiu o negócio, outras empresas seguiram o exemplo bloqueando este tipo de conteúdo em seus sites.
Muitas empresas têm que se virar nos 30 para evitar grandes catástrofes
em seus negócios. Entretanto, algumas empresas têm tanto sucesso e vem
crescendo tanto que os seus problemas são outros. Mark Zuckerberg, CEO da Facebook, compartilha em que está se esforçando agora.
Sua plataforma tem todo o tipo de conteúdo que os usuários desejam dividir com
outros, mas seu foco é em deixa-la mais positiva e leve. Argumenta que é
necessário estabelecer pontes comuns e fazer com que as discussões tenham uma
face humana do outro lado do teclado.
Stella Manes
Equipe MyVOL