Semana de vencimentos!

14/06/2021

Temos uma semana super importante pela frente devido ao fato de termos vencimentos de contratos futuros e de contratos de opções por aqui e lá fora. Na quarta, em meio a reunião do COPOM e reunião do FED, teremos o vencimento dos contratos futuros do IBOV. Já na sexta-feira, teremos o vencimento trimestral dos contratos futuros do S&P 500, e também, o vencimento dos contratos de opções nos EUA e no Brasil. Nos EUA, embora haja contratos de opções com vencimentos semanais, os contratos que vencem na terceira sexta-feira do mês de fim de trimestre concentram um maior volume de contratos em aberto.

Observe que nas últimas semanas constatou-se um forte declínio na volatilidade implícita associada ao índice S&P 500 (VIX); o que acabou afetando diversos outros contratos derivativos mundo afora. Sabe-se que um dos destaques de 2021 tem sido a crescente participação dos investidores de varejo no mercado de opções sobre ações. Creio que é justamente esta maior procura por contratos de opções de compra que vem contribuindo para que os contratos vigentes negociem com um VOL tão baixo como temos observado. O importante é que tudo isso pode mudar rapidamente, e por isso, o que irá ocorrer esta semana é de grande importância.

O fluxo de recursos em direção a renda variável se mantém positivo. Contudo, alguns analistas observam uma desaceleração no processo. Pudera! Aqui, vale destacar que, nos últimos seis meses, o fluxo de recursos para a renda variável nos EUA foi maior do que o registrado ao longo dos últimos 12 anos. E é justamente por isso que, quando observo um VIX ao redor de 15%, penso que tal número é quase uma aberração. Afinal, trabalho com a premissa de que o crescimento no número de investidores pessoas físicas investindo em ações tende a ser um fator que contribui para que a VOL se estabilize em um patamar mais elevado do que a média histórica.
Caso eu esteja certo, o VIX tende a ficar mais perto de 20% do que de 15%. 

Por isso, em uma semana desafiadora, como esta que se apresenta, avalie a possibilidade de adquirir contratos de opções como uma espécie de proteção para sua carteira.

Marink Martins

www.myvol.com.br