Sinais de exaustão nos mercados

20/11/2020

O gráfico acima nos mostra a performance em moeda local dos principais índices de renda variável do Brasil, da Índia, do México e da Indonésia. 

Observe que em novembro tudo subiu. A bolsa da Índia está na frente no ano, enquanto Brasil, México e Indonésia estão embolados na luta para tentar reverter as perdas registradas ao longo do período.

Trago este gráfico para mostrar que não há nada de especial nesta recuperação vista no Brasil. Trata-se de um fenômeno global em que dólares estão sendo despejados em mercados emergentes de forma sistemática. 

Há, contudo, sinais de exaustão neste fluxo. O mês de novembro foi marcante em diversos sentidos. A aparente vitória de Biden e os anúncios de descobertas de vacinas impulsionaram os mercados e deram vida a mercados abandonados como o brasileiro. Na esteira deste fluxo, vimos uma corrida para ativos que estavam bem descontados em setores como o financeiro e petrolífero. Talvez tenhamos chegado a um ponto de consolidação ou, quem sabe, reversão parcial deste fluxo. 

Tensões associadas a renovação de diversos auxílios emergenciais pairam ao redor do mundo. O mundo conseguiu evitar a depressão através de injeções liquidez. É chegada a hora da segunda dose da injeção financeira. E esse processo poderá ser bem turbulento. Vamos observar. 

Marink Martins




www.myvol.com.br