Sinais de complacência detectados através do ETF USMV

21/10/2019

O veterano estrategista Charles Gave - um dos fundadores da Gavekal - não cansa de nos alertar do fato de que os preços de mercado não mais refletem o verdadeiro equilíbrio entre a demanda e a oferta por ativos devido as maciças intervenções dos bancos centrais.

E pensando neste tema, te convido a refletir a respeito do comportamento de um ETF norte-americano, criado em 2011, que vem atraindo muitos investidores. Refiro-me ao USMV (USA Minimum Volatility Index), um ETF composto por ações de BETA* reduzido e, consequentemente, baixa volatilidade.

(Observe que BETA é uma medida de risco sistêmico. O BETA do mercado é 1. Para ações com BETA elevado espera-se que os movimentos de alta e de baixa sejam mais intensos do que aqueles registrados pelo índice de mercado.)

Curiosamente, no gráfico abaixo, vemos que o USMV ("linha azul") vem superando o índice S&P 500 ("linha verde") nos últimos meses como se este fosse composto de ações de BETA elevado.

Essa observação, unida a muitas outras no mercado, corroboram com a tese de elevada complacência nos mercados. Os investidores simplesmente acham que suas carteiras estão bem protegidas pelo fato de que estas sejam compostas por ações de baixa volatilidade.

O problema com esta premissa reside em ignorar que indicadores como BETA e VOL são dinâmicos e que podem ser alterados de forma abrupta e surpreendente, com impactos negativos ao patrimônio dos investidores.

Abordo este assunto justamente em um dia marcado pelo vencimento de opções no Brasil. Por aqui, há um elevado número de contratos "fora-do-dinheiro" em aberto de opções de compra e de venda associados ao ativo PETR4. É sempre importante lembrar que o mercado de opções é um que apresenta uma distribuição de retornos que é bem assimétrica, pois a maioria dos contratos viram pó. Dito isso, trata-se de um mercado que deve ser encarado com profissionalismo e maturidade pois há momentos disruptivos que tendem a levar os investidores mais inexperientes a perdas expressivas.

Em suma, a mensagem que busco transmitir neste texto é a seguinte:

Não se deixe levar pela aparente tranquilidade dos mercados. É possível que tudo isso seja fruto das diversas intervenções do BC. Mantenha o foco e não alavanque suas operações.

Marink Martins

www.myvol.com.br