Snap Chat - Há uma luz no fim do túnel?

15/07/2018

Sempre que olho os indicadores financeiros da empresa SNAP Inc., proprietária do aplicativo Snap Chat, confesso que vem uma vontade tremenda de ligar o trading system e apostar tudo contra as ações da empresa. Afinal, é difícil achar algo de bom por ali. A empresa pousa como o BIG SHORT da década.

Vamos a alguns dados:

  • As ações listadas não têm direito a voto.
  • Não há perspectivas de que a empresa irá gerar um fluxo de caixa positivo no curto prazo. A empresa vem registrando mega prejuízos continuamente. Mesmo assim, suas ações são negociadas a um múltiplo de 18,5x VENDAS!!! (eu disse VENDAS, não disse lucro!!!)
  • A empresa não realiza reuniões com acionistas.
  • Os sócios da empresa estão constantemente vendendo suas ações no mercado.
  • A empresa se posiciona no mercado como uma empresa de câmeras; um segmento que hoje é dominado por celulares da Apple e da Samsung. Basta ver o comportamento das ações da empresa GoPro para vermos que as perspectivas neste segmento são sombrias.

No gráfico acima, a linha preta é a trajetória das ações da SNAP. Já a linha laranja das ações da empresa GoPro. A primeira já cai 50% desde que inaugurou na bolsa, enquanto a segunda já registra queda de 75% desde seu IPO. Nada animador!!!

Aí, você mais otimista com a empresa exclama: Mesmo assim, a empresa ainda conta com quase 200 milhões de seguidores!!

Sim! Este é, sem dúvida alguma, seu maior ativo. Este tipo de fidelidade é algo raro. O número de usuários do aplicativo Snap Chat é superior ao número de usuários da Netflix e da Spotify! Naturalmente, estou aqui comparando um serviço gratuito com um serviço pago. Mas, se a empresa pretende viver de advertising, talvez haja uma luz no fim do túnel.

Observe, entretanto, que o Instagram, pertencente a Facebook, agora já conta com mais de 1 bilhão de usuários, sendo que 400 milhões destes, acessam o aplicativo diariamente. Não há porque a Facebook gastar US$20 bilhões para tirar este concorrente do mercado se o próprio usuário final já vem fazendo isso naturalmente!

Marink Martins

Venho, ao longo dos últimos meses, expressando otimismo em relação aos ativos de renda variável no Brasil. Dentre os argumentos, expresso a concentração das bases acionárias, a relação M2/M1, o baixo múltiplo de P/L, o crescimento da lucratividade e outros. Observe que pouco falo por aqui sobre a eleição de 2026. Acredito que o "bull market"...

Aqui no MyVOL não é de hoje que expresso o meu otimismo em relação ao Ibovespa. Aquele que acompanha o meu trabalho certamente já me ouviu falar sobre alguns dos argumentos favoráveis a uma visão otimista em relação ao Ibovespa. Dentre eles, posso citar:

Olá, aqui é o Marink Martins e quero te dar boas vindas ao MyVOL Premium - o meu serviço de análises e curadoria internacional cujo objetivo é fazer com que você esteja sintonizado com os mercados globais.

www.myvol.com.br