Spot Up, VOL UP

16/06/2023

Há um importante padrão comportamental nos mercados no qual observa-se que quando o preço de um ativo (ou um índice) sobe, normalmente a volatilidade implícita associada a seus contratos de opções ("at-the-money", ou no dinheiro) tende a cair. Refiro-me ao famoso "Spot Up, VOL Down". Ainda que este padrão represente o comportamento mais comum, ele não é uma regra. Há momentos, ainda que mais raros, em que observamos uma situação em que tanto o preço do ativo, assim como a volatilidade implícita de suas opções, andam juntos.

Quando isso acontece tal evento deve ser interpretado como um sinal de estresse nos mercados. E é justamente isso que vem ocorrendo nos EUA; em particular nas ações que compõem o índice Nasdaq 100. No gráfico abaixo temos o NDX (Nasdaq 100) subindo em conjunto com o VXN (vol implícita dos contratos de curto prazo associados ao Nasdaq 100).

Curiosamente, isso ocorre em um momento em que o volume de opções negociadas nos EUA bate um recorde. Confesso que achei que aquela especulação vivida no primeiro trimestre de 2021 -- na época da bolha da GameStop -- marcaria uma máxima em termos de volume negociado no mercado de opções. No entanto, como podemos observar no gráfico abaixo, o volume de contratos de opções de compra associadas ao índice S&P 500 está batendo novos recordes. E olha que vivemos uma nova era: uma marcada pela explosão na negociação de contratos de opções que vencem no mesmo dia. Refiro-me aqui aos contratos conhecidos como Zero-DTEs.

Tudo isso é pertinente a todos que acompanham os mercados diariamente. Hoje é o dia do vencimento dos contratos futuros trimestrais do S&P 500. Sai o WSPM23 e entra o WSPU23. Ao contrário do que ocorre no Brasil, por lá o vencimento ocorre com base no preço de abertura das ações. Sendo assim, entenda que a abertura tende a ser mais "brigada" em um dia como o de hoje do que em outros dias de mercado.

Saiba também que, no fim dos pregões, teremos os vencimentos dos contratos de opções -- tanto aqui no Brasil assim como nos EUA. Em suma, o dia promete fortes emoções. Mais importante e honrando o título deste texto, fique atento, pois o comportamento do mercado americano tem sido bem atípico, de forma que os próximos dias poderão nos trazer uma VOL realizada bem mais alta do que a observada ao longo deste mês.

Marink Martins


www.myvol.com.br