Temas para reflexão

05/12/2019
  • Cresce o número de pedidos de falência na China.

Não é à toa que a China não está embarcando em mais uma onda de expansão fiscal e de crédito nos últimos meses. O país vem enfrentando uma série de problemas na área de crédito. O objetivo no momento é buscar preservar a estabilidade e não inflar ainda mais o seu mercado imobiliário.

  • Crescem os resgates de Hedge Funds americanos.

Em um mercado "inflado" por estímulos dos bancos centrais os "hedge funds" não conseguem performar bem. Conforme podemos ver pelo gráfico abaixo, boa parte das estratégias utilizadas por tais fundos vem registrando retornos que, nem de perto, se aproximam dos retornos registrados pelo índice S&P 500.

  • Cresce a correlação interna do mercado.

Uma das razões que contribui para uma performance fraca por parte do gestor ativo é o fato de que a correlação entre os diversos setores do índice S&P 500 vem crescendo. Em tese, isso não é um bom sinal. De qualquer forma, com o mercado apostando que o FED estará lá para resgatá-lo, poucos debatem o tema.

  • Curiosamente, a menção destes três temas acima deveria te deixar preocupado!

Se você ouviu o meu podcast - 2020 O Ano da Turbulência - naturalmente já sabe sobre o meu ceticismo diante da continuidade deste longo "bull market norte-americano". Dito isso, não creio que seja hora de apostar contra os mercados, mas sim de reduzir algumas exposições e estar ciente de que os retornos que estão por vir tendem a ser bem menores do que aqueles registrados no passado recente. Creio que isso é válido não só para ativos americanos, mas também para ativos brasileiros.

Marink Martins

www.myvol.com.br