Temporada de resultados nos EUA

15/10/2021

É bem provável que a forte recuperação vista nos mercados de ações global -- com destaque para as ações do índice S&P 500 -- esteja associada à expectativa de que os resultados corporativos do 3T21 serão bem melhores do que as estimativas dos analistas. Conforme já escrevi por aqui em "Analistas vs. Mercado", os analistas estão bem conservadores, prevendo um resultado consolidado de aproximadamente 49 dólares para este 3T21, contra 53 dólares registrados no segundo trimestre.


O fato é que o mercado não vem comprando este pessimismo. Afinal, a história tem sido perversa com os analistas que, frequentemente, subestimam o poder de geração de lucro de Wall Street. Além disso, é raro vermos um resultado no terceiro trimestre que seja inferior ao resultado do segundo trimestre.

Mas, não vivemos em um período que possa ser classificado como normal. Estamos saindo de uma pandemia que provocou medidas fiscais e monetárias inusitadas. Além disso, o volume de recursos destinado à renda variável nos EUA ao longo de 2021 é maior do que o somatório dos fluxos dos últimos 13 anos! (algo desta natureza; um fluxo colossal).

O fato é que a temporada de resultados já está em curso e começou com os bancos registrando ótimos resultados. O otimismo americano vem contagiando o mundo e as ações se valorizam por todo o planeta. Nesta sexta-feira temos a moeda chinesa se apreciando (símbolo de modo "risk on"!) e o Bitcoin flertando com os 60.000 dólares.

Os pessimistas se agarram na expectativa do fim do "grace period" no que diz respeito ao calote da Evergrande. Falam também sobre a escassez global e seus impactos inflacionários. Mas, o barulho feito pelos otimistas é mais alto e é sexta-feira!!!

Tenha um ótimo fim de semana,

Marink Martins


www.myvol.com.br