Tensões sino-americanas

10/08/2023

Finalmente, os EUA divulgaram a tão aguardada "executive order" que estabelece restrições a novos investimentos por parte de norte-americanos na China em setores ligados a semicondutores, inteligência artificial e computadores quânticos. Analistas da casa de pesquisa Gavekal nos avisam que as restrições anunciadas foram consideradas brandas e representam uma espécie de alívio para os investimentos existentes em carteiras administradas e ETFs. Sendo assim, a reação dos mercados nesta quinta-feira é positiva.

Paradoxalmente, ao mesmo tempo em que testemunhamos o que analistas chamam de "desacoplamento tecnológico" entre os dois países, está em curso uma espécie de trégua dos dois gigantes em se tratando de investimentos no Oriente Médio.

Uma das surpresas relatadas por Louis-Vincent Gave, fundador da Gavekal, neste ano de 2023 tem sido iniciativas que envolvem uma espécie de parceria entre a Arábia Saudita e o Irã em diversas frentes. E, neste sentido, o envolvimento chinês na região tem se provado tático e importante. A imagem abaixo, extraída de um relatório da Gavekal, é ilustrativa de diversas parcerias anunciadas envolvendo diversos países em uma região que, historicamente, fora marcada por diversas guerras.

Tudo isso tende a ser extremamente convidativo a investimentos em infraestrutura. A Vale é certamente uma empresa que pode se beneficiar bastante desta nova tendência. Exploro este tema em maiores detalhes no mais recente MYCAP TENDÊNCIAS GLOBAIS que você pode conferir ao clicar aqui.

Marink Martins

www.myvol.com.br