Too Different For Comfort

12/12/2018 19:35

    

 O livro Too Different for Comfort foi escrito por Louis-Vincent Gave, publicado em 2013 pela Gavekal Research. Nele, os autores explicam importantes mudanças revolucionárias ligadas à virada de séculos e quatro destas referentes ao nosso tempo.



Veja a pequena sinopse do livro:

Quando a Rainha Victoria pediu a Lord Salisbury para considerar uma reforma, ele respondeu com a famosa frase "Mudança? Vossa majestade, as coisas não estão ruins o suficiente como estão?"

Claro, está na natureza dos conservacionistas olhar relutante à mudanças. Entretanto algumas vezes, a mudança é empurrada guela abaixo; e a esse respeito, períodos de virada de século tendem a ser particularmente traumáticos. Pense num homem que passou 30 anos dormindo em 1790. Nosso bicho-preguiça teria acordado em um mundo completamente diferente em 1820 (A França não era mais o poder dominante na Europa, a Inglaterra estava rapidamente expandindo o seu alcance global, a Espanha ficou pra trás, os Estados Unidos estavam experimentando uma nova forma de governo..). O mesmo é ainda mais verdade para o homem que adormeceu em 1890 e acordou em 1920 para presenciar o fim dos impérios Austro-Húngaro, Chinês e Russo, o estabelecimento da USSR, a ascenção do Japão, e a dominância dos Estados Unidos. E o mesmo é verdade hoje: alguém que adormeceu em 1990 seria provavelmente bem surpreendido em saber que os oficiais do Pentágono agora estão mais preocupados com a China do que com a União Soviética (que claro nem existe mais); que a Europa está pedindo empréstimos da China, India e Brasil; que o Irã pode, afinal, acabar exercendo um controle político sobre grande parte do Oriente médio. Resumindo, o ínicio dos séculos tendem a ser 'períodos revoluncionários', com sociedades, sistemas políticos, e valores estabelecidos todos passando por profundas mudanças. Agora, contrário ao que Lord Salisbury deu a entender, nem toda mudança precisa ser negativa; e hoje, existem quatro grandes mudanças que os investidores precisam incorporar em seu pensamento se eles querem investir de maneira rentável:

- A primeira é a rápida ascençao da robótica e o impacto que a crescente automação terá na economia, e harmonia social, de países do oeste e em desenvolvimento.
- A secunda é o contínuo colapso na velocidade do dinheiro.
- a terceira é a revolução no gás de xisto e a crescente realidade da expansão de custos com energia ao redor do mundo.
- A quarta é a internacionalização do RMB e o impacto que isso terá no mercado de trade emergente.

Este pequeno livro é uma tentativa de amarrar estes quatro temas que, em anos recentes, tem formado a espinha dorsal dos esforços na Gavekal Research.


O livro está disponível para download gratuitamente através do botão abaixo. Clique e tenha acesso às informações relevantes de Too Different for Comfort.

Informações
Título: Too Different for Comfort
Autores: Louis-Vincent Gave
Ano de publicação: 2013
Edition: GaveKal Research
Número de páginas: 190