Um ataque aos 3 principais preços na economia global

08/03/2021

Bem, esta semana se inicia de forma agitada, com tensões afetando os principais pilares da economia global. Neste fim de semana vimos o petróleo Brent atingir os 70 dólares; um patamar que certamente coloca lenha na fogueira dos inflacionistas de plantão.

Tão importante quanto este movimento, vimos também o dólar se apreciando frente à moeda chinesa. Em textos recentes, busquei enfatizar a importância desta relação. Um iuane mais fraco -- rompendo o patamar de 6,50 iuanes/USD, como ocorreu neste fim de semana - é algo que, se confirmar, deverá representar um importante alerta de aversão a risco nos mercados globais.

Por último, temos a taxa de 10 anos dos títulos emitidos pelo tesouro americano que vem protagonizando nos últimos dias. Tal taxa insiste em permanecer acima de 1,50%.

Assim, a semana se inicia com um forte ataque aos ativos de "longa duração". Busquei explicar esta tendência de uma forma mais clara em meu mais recente vídeo MYCAP Tendências Globais # 137 "Será o fim do "bull market" no setor de tecnologia?".

Esses eventos ocorrem justamente em um momento em que eu estava flertando com uma certa dose de otimismo. Confesso que ando animado com aquela tese do "CRACK UP BOOM" de Mises.

Contudo, não podemos ignorar o caos na gestão da epidemia que contribui para que a imagem do Brasil fique muito desgastada. Já há indícios de que os deputados deverão pedir por um valor ainda maior no que diz respeito ao volume de recursos dedicados a auxílios emergenciais.

Por tudo isso, julgo que é sempre importante ajustar nossas expectativas de acordo com o que está em curso no mundo. Na semana passada observamos uma volatilidade atípica que culminou em uma espécie de final feliz, com o IBOV registrando uma significativa recuperação. No entanto, não devemos esquecer que altas consistentes raramente ocorrem em meio a cenários de alta volatilidade.

Marink Martins

www.myvol.com.br