Um mercado sujeito a quedas expressivas

03/09/2019

Os últimos dias foram dedicados aos estudos e neste processo tive a oportunidade de ler e ouvir as ideias de um importante professor / empresário da Universidade de Duke que publicou, em 1986, um dos mais importantes estudos relacionados aos efeitos da inversão da curva de juros na economia e nos mercados.

Embora o gráfico acima ilustre a expressiva "outperformance" das ações americanas frente as europeias, o meu objetivo ao mostrá-lo é ilustrar que todo o processo que alimenta as inversões de curvas de juros mundo afora tem como pano de fundo os problemas europeus. São problemas ligados ao euro, a atividade econômica, e principalmente, a percepção de que o BCE está preso em uma armadilha. 

Seu nome é Campbell Harvey e sua consultoria tem sido muito demandada nos últimos anos. Harvey é atualmente um dos maiores especialistas no uso da tecnologia "blockchain". Em uma entrevista recente ele diz que entramos em um período nos mercados em que os preços dos ativos estão sujeitos a correções mais expressivas.

Como o assunto é importante e permite linkar diversos outros assuntos - inclusive o atual momento da economia brasileira - resolvi gravar um áudio para compartilhar com você. Esse formato me permite uma maior flexibilidade e uma maior aproximação com você assinante. Sendo assim, te peço aqui que você me conceda o benefício da dúvida, e avalie este conteúdo. Nele busquei linkar algumas ideias compartilhadas pela Gavekal e as contrapor com algumas ideias delineadas por Ray Dalio.

Clique no link abaixo para ouvir:

Para aqueles que não estão muito familiarizados com o que vem a ser este processo de curva de juros invertida, confira este vídeo que preparei para a MyCAP:

Marink Martins

www.myvol.com.br