Um "mini corner" no mercado de opções da Petrobras PN

20/04/2021

Vivemos ontem uma espécie de "mini corner" nos "vendidos" em opções de compra da Petrobras PN. Por volta das 11:20 da manhã, a declaração do novo presidente da empresa afirmando que irá manter os preços domésticos alinhados com os preços internacionais foi suficiente para provocar uma disparada nos papéis da empresa. O preço da Petrobras PN subiu de 23,20 para 23,70 em uma barra de 5 minutos logo após a declaração! 

Este tipo de salto não seria tão expressivo se não fosse pelo fato de que estávamos a uma hora e meia do fim dos contratos de opções da Série D (vencimento de opções do mês de abril). A notícia deixou o "comprado" excitado e o "vendido" assustado! A consequência foi uma corrida pelas ações que durou quase a tarde toda. 

Contudo, paira a dúvida: será que podemos confiar nas palavras do novo presidente? Penso que -- para aqueles focados no curto prazo -- enquanto o preço do petróleo Brent estiver abaixo dos US$75,00/barril devemos conceder o benefício da dúvida ao novo presidente. Acima deste patamar, corremos sérios riscos de que seja constituída uma espécie de "conta petróleo" que, historicamente, provou-se muito ruim para a saúde financeira da Petrobras. 

Sendo assim, com preço do Brent próximo a 65 dólares, creio que podemos ver uma recuperação relativa no preço da Petrobras frente aos demais ativos da bolsa brasileira. Não devemos esquecer que a Petrobras vem reajustando os seus preços de forma que suas receitas devem crescer significativamente nos próximos trimestres. Além disso, como representante de um grupo de ativos de "beta elevado" na bolsa brasileira, creio que as ações da Petrobras tendem a se beneficiar em um cenário em que o dólar americano tende a perder valor. Em suma, caso você esteja otimista com o cenário de convergência que venho discutindo em textos anteriores, vale a pena estudar a respeito do tema Petrobras. Investir em ações é algo arriscado e não é para todos. Por isso, não entenda este texto como uma recomendação de investimentos. 

Marink Martins

www.myvol.com.br