Uma certa distorção associada ao contrato BOVAT84

22/05/2019

Em meus últimos textos, assim como em meu último vídeo - MyCAP Tendências Globais - Sinais de Complacência na Bolsa Americana - argumento que há sinais preocupantes na bolsa americana que prenunciam que um movimento de queda está por vir. Seu "timing" é certamente impreciso e há sempre o risco de que meus comentários "expirem" como milhares de outros ventilados por aí ao longo dos últimos anos.

Se o comentário conseguir fazer com que leitor fique mais atento e reduza sua exposição, mesmo que de forma marginal, já terá conseguido um certo êxito.

Dito isso, vamos ao dia a dia pois há contas a pagar!

Neste sentido, se há algo que me chama atenção no momento é o prêmio que está sendo pago no mercado local para os contratos de opção de venda de BOVA11 para o mês de agosto. O contrato BOVAT84 vem negociando com um nível de volatilidade implícita idêntico aquele praticado nas opções de Petrobras da série F. A razão para a minha surpresa é que o BOVA11, representando uma carteira diversificada, deveria negociar com um "vol" menor.

Mesmo assim, o leitor deve estar ciente que este contrato, de vencimento mais longo, vem chamando atenção de um grupo de investidores por fazer parte de uma recomendação feita pela Empiricus Research. A Casa sugeriu como forma de proteção de carteira que seus assinantes fizessem uma trava de baixa comprando a BOVAT84 e vendendo a BOVAT77. Tal recomendação levou mais de mil participantes para o mercado e vem gerando - o que eu chamo aqui - "de uma certa distorção".

Assim, em linha com a minha visão mais cética e mais arredia nos mercados, convido o investidor a ser seletivo e explorar oportunidades de ganhos em meio a oportunidades com operações estruturadas nos mercados. Mesmo que esta não seja a sua "praia", vale a pena fazer um esforço e buscar se familiarizar com novos indicadores para que se obtenha uma melhor leitura nos mercados.

Nos próximos textos, vou buscar apresentar, em mais detalhes, algumas destas operações estruturadas com opções.

Marink Martins

www.myvol.com.br