Uma corrida para a expansão dos múltiplos!

18/12/2019

Muito venho falando por aqui como os índices americanos vem ganhando tração devido a expansão de múltiplos das ações negociadas em bolsa. Refletindo o cenário externo, já temos por aqui diversas empresas negociando a múltiplos maiores, como a varejista MGLU3 (supondo que a mesma lucre RS$1 bi daqui a 3 anos, já possui um P/L projetado de 30x!). O próprio IPO da XP levou uma onda de investidores pessoa física por meio de fundos que aplicaram nas ações da empresa - há casas de análise projetando um lucro 3x maior em 2022!

O relatório anual do BTGPactual trouxe esta imagem mostrando a relação entre o IBOV e o P/L projetado das empresas que compõem o índice. O analista da casa, Carlos Sequeira, argumenta que apesar de o índice ter se valorizado nos últimos meses, o valuation das empresas foi construído em cenários de juros altos (10~15% a.a.); ou seja, em sua visão, o declínio nas taxas de juros deve resultar em uma maior apreciação do índice, por volta dos 118k até o final de 2020. Podemos observar que o índice já negociou em um patamar de 19x no dourado ano de 2007.

Mais positiva ainda é a imagem acima! Assumindo um lucro por ação de 3,2% (já descontada a taxa de juros), o IBOV deveria estar no patamar de 122k a 148k pontos até o final de 2020.

Mas vale a pena relembrar que nem sempre juros baixos trazem consigo uma maior apreciação da renda variável: o que realmente importa é a diferença entre os retornos gerados e o custo de capital.

Sabemos que por questões de política monetária estamos vivendo em um "Hotel California" dos juros baixos: os BCS, caso aumentem os juros, estarão alavancando a dívida de seus estados-mãe, já enormemente endividados.

Dito isto, embora os ativos brasileiros já negociem a um múltiplo de 12,5x, vale relembrar que negociamos em um P/L muito inferior de mercados emergentes o dos ativos indianos, em um patamar próximo de 20x.

Será que chegamos novamente na famosa capa da The Economist: Brazil Takes Off?


Marink Martins

www.myvol.com.br