Uma operação de reversão para dias mais voláteis (gamma scalping)

04/12/2017

Afirmar que esta segunda-feira promete ser mais volátil já ciente de que as bolsas europeias estão subindo quase 1%, de que o S&P 500 sobe 15 pontos e de que o minério de ferro subiu quase 5% em Dalian é quase um acinte. A atípica votação do senado americano neste fim de semana com uma vitória apertada alça o país a uma nova fase, um novo experimento que há tempos não se via; um no qual os EUA voltam a ser os EUA, de acordo com a visão dos republicanos.

A reforma tributária norte-americana tem como premissa que o crescimento econômico gerado por tal reforma deverá, no longo prazo, superar um eventual aumento no endividamento do país, algo que 29 entre 30 economistas em uma recente pesquisa feita na Universidade de Chicago discordam. De qualquer forma, o evento é sem dúvida a primeira grande vitória do governo Trump e seu impacto nos mercados deverá ser sentido ao longo de diversos dias.

Sabe-se que um "gap" de abertura condiz com um dia mais volátil pois muitos investidores necessitarão de promover ajustes em suas carteiras. Com 10 dias úteis para o vencimento de opções aqui no Brasil, uma boa maneira para navegar em meio as incertezas políticas locais é através de uma operação de reversão, conhecida em inglês também como "gamma scalping".

Neste tipo de operação, o investidor abre o dia vendendo uma posição em ações e compra o equivalente em opções em uma quantidade ajustada pelo seu respectivo DELTA. Embora seja uma operação de carregamento negativo (a passagem do tempo é custoso ao investidor), tal operação é extremamente útil em dias potencialmente voláteis devido a sua característica de resiliência, tanto para cima quanto para baixo. Nesta estratégia, o pior cenário é aquele no qual o preço do ativo subjacente permanece estável ao longo do dia, provocando uma perda de prêmio nas opções de alguns centavos.

Note que esta é uma operação de curto prazo e a recomendo somente para aqueles que se vêem diante de enorme incerteza sobre como agir. Ao fazê-la de forma especulativa, o cliente deverá estar cientes dos custos de entrada e saída e da possibilidade de uma variação adversa no que diz respeito a volatilidade implícita de tais opções. Dito tudo isso, esta é uma estratégia de defesa útil e tradicional, muito utilizada por antigos "scalpers" nas diversas bolsas espalhadas pelo mundo.

Marink Martins, CNPI

Myvol.com.br 

www.myvol.com.br