Uma semana que equivale a um ano

08/01/2021

Nos últimos dias um determinado ETF alavancado em 3:1 que investe em ações do índice Russell 2000 se valorizou em 28%. E a semana ainda nem terminou.

Aqueles que compraram ações da CSN, Gerdau, Vale, Tesla também fizeram o ano em 4 dias!

Naturalmente, um retorno entre 15% e 30% em quatro dias não é nada para quem está lavando a alma nas cryptomoedas, com ganhos superiores a 100% em duas semanas.

Neste momento só uma coisa importa: a expectativa dos estímulos econômicos de Biden. O Goldman Sachs saiu na frente e promoveu um mega upgrade nas expectativas para o PIB do primeiro trimestre de 2021, indicando esperar um crescimento anualizado de 6,8%.

Enquanto isso esta onda da covid (segunda ou terceira?) mostra sua intensidade.

Hoje, a Gavekal argumenta que os atrasos na vacinação em países emergentes, como o Brasil, farão com que a regularização das viagens internacionais seja bem mais lenta.

Por aqui, crescem as pressões por novos auxílios emergenciais. Não é à toa que a taxa de juros de longo prazo voltou a subir.

Na bolsa, o jogo do vencimento de opções está intenso, tanto nas opções de Petrobras, como nas opções de BOVA11. O mercado andou rápido e deixou muita gente exposta.

Contudo, no fechamento do mercado desta quinta-feira, tivemos fortes indícios de zeragem, com os contratos futuros fechando em um nível bem mais elevado do que o à vista. É bem provável que este movimento continue nesta manhã. Fiquemos atentos ao dólar index (DXY), pois parece estar dando uma pausa no ciclo de queda. Há muita gente apostando na desvalorização do dólar e, consequente, apreciação dos ativos em mercados emergentes.

Marink Martins

www.myvol.com.br