Varejo - a MyCAP avisou / Estão castrando os BITCOINS

13/11/2017

Muitos comentaristas gostam de falar que o mercado é soberano. Prefiro os que dizem que o mercado é insano! No último mês vimos um enorme "sell-off" no setor varejista brasileiro, após alguns bancos proclamarem que tal setor apresentava a oportunidade de uma vida. Permitam-me um breve momento de crítica ao "sell side" brasileiro, pois venho lutando arduamente para que você, cliente da MyCAP, não embarque em narrativas extravagantes em um mercado que, como muito bem colocado pelo professor Eduardo Giannetti no Evento da Empiricus na semana passada, vive uma simples recuperação cíclica em meio a enormes incertezas políticas.

Por isso mesmo, relembro a você as minhas colocações feitas no dia 16/10, logo após o surgimento de preocupações associadas a intensificação dos esforços da Amazon no varejo brasileiro.

E você investidor, focado no mercado global, já deve ter ouvido falar no "Single´s Day" da Alibabá. Um evento que ocorre todo dia 11/11 e que cresce a cada ano. Neste último sábado, a Alibabá divulgou vendas de US$25 bi, um recorde que não só superou os US$17 bi registrados no ano passado, mas que simplesmente deixa as vendas do "Black Friday" + "Cyber Monday" a ver poeira! Vou falar um pouco mais sobre este assunto no nosso programa semanal MyCAP Tendências Globais disponibilizado via youtube toda terça-feira as 18:00. Note que a Alibabá, cujas ações são negociadas no mercado americano com o símbolo "BABA", negociam com um múltiplo de PREÇO/LUCRO/CRESCIMENTO (em inglês, PEG Ratio) de 1x; um grande desconto perante o múltiplo negociado pela Amazon (6x). Em um mundo globalizado, onde muitos brasileiros já sabem o que é o "BLACK FRIDAY", é só uma questão de tempo para aprenderem e curtirem o "SINGLE´S DAY".

Opa! Em breve vou poder "hedgear" meus bitcoins!

Dê ao mercado formas de "hedge" e possibilidades de remuneração em cima de um ativo, e transformará toda a sua dinâmica de preço. A notícia de um mercado futuro para Bitcoins é positiva no que diz respeito a sua existência, porém, reduz seu "upside" ao trazer a este mercado os arbitradores de taxas. Em breve, as bolsas disponibilizarão opções sobre Bitcoins. Historicamente, o lançamento de contratos derivativos tendem a castrá-lo, removendo o ímpeto especulativo destes mercados.

Marink Martins, CNPI

myvol.com.br


www.myvol.com.br