Veja as análises de livros que estamos preparando para você para 2019

14/12/2018 17:03

Abaixo, você encontra uma lista com diversos títulos e uma breve descrição de livros que eu e minha equipe iremos trazer para você em 2019. Trata-se de um projeto associado a nossa seção de Livros & Podcasts, com o objetivo de gerar um conteúdo de grande valia para que você possa atuar nos mercados de forma segura e com confiança.

1) How Global Currencies Work (Past, Present, and Future), de Barry Eichengreen, Arnaud Mehl, e Livia Chitu.

Qual será o cenário cambial nos próximos anos? No momento estamos assistindo a briga entre o dólar e o renminbi. Na visão dos autores, historicamente, só pode existir uma moeda global, e que sua predominância é um longo processo a ser trilhado.


2) Efficiently Inefficient, de Lasse Heje Pedersen.

O tema da eficiência ou ineficiência dos mercados é sempre uma controvérsia. Para o autor, o mercado é, assim como o título sugere, Eficientemente Ineficiente. Sendo assim, ele promove insights sobre como os gestores devem ser inteligentes e consistentes para alcançarem o sucesso - e não falhar como a maioria.  


3) Vermeer's Hat: The Seventeenth Century and the Dawn Of The Global World, de Timoty Brook.

O Chapéu de Vermeer: o autor usa a alegoria de objetos em famosas pinturas holandesas para nos mostrar como o século XVII moldou a civilização ocidental moderna, culturamente e economicamente.


4) The Globalization Paradox: Democracy and the Future of the World Economy, de Dani Rodrik.

Pode a democracia coexistir com o mercado globalizado? Descubra no livro de Dani Rodrik.


5) Kolyma Stories, de Varlam Shalamov.

Kolyma Stories conta a história do jornalista Varlam Shalanov, que sobreviveu aos campos de concentração russos, os gulags, durante a União Soviética. Uma imersão na Rússia do século passado.


6) Crashed - Adam Tooze.

Adam Tooze nos mostra quais são as consequências da crise de 2008 na remodelação do sistema financeiro global - e como deu mais vantagens competitivas para o dólar se tornar uma moeda mais forte e mais controlada pelo governo americano.


7) The Lost History of Liberalism: From Ancient Rome to the Twenty-First Century, por Helena Rosenblatt. Quem é um "liberal"? O liberalismo pertence à esquerda ou à direita? Helena Rosenblatt nos mostra como a definição de liberalismo mudou dentre os séculos, passando por protestantismo inglês, Revolução Francesa, e democracia de massas. 


8) 1587, a Year of No Significance: The Ming Dynasty in Decline, por Ray Huang.

A história da dinastia Ming é essencial para compreender como funciona a China contemporânea.

Ray Huang explora como o oficial do governo chinês Zhang Juzheng realizou reformas estruturais nos anos do reinado do império Wanli. 


9) The Book of Swindles: Selections from a Late Ming Collection, por Zhang Yingyu. 

Zhang Yingyu nos conta como os ricos, na era da dinastia Ming, precisavam proteger suas posses de ladrões nas estradas. Dessa maneira, o autor apresenta insights sobre como você pode proteger seu capital em nosso mundo repleto de incertezas. 


10) Exact Thinking In Demented Times: The Vienna Circle and the Epic Quest for the Foundations of Science, por Karl Sigmund.

O círculo de Viena provavelmente é uma das melhores reuniões de cientistas que já presenciamos. 

Entre Albert Einstein, Karl Popper, Ludwig Wittgenstein e outros igualmente ilustres, Karl Sigmund nos mostra como os problemas conceituais da ciência possuem uma posição central na história da humanidade. 


11)The Wizard and the Prophet: Two Remarkable Scientists and Their Dueling Visions to Shape Tomorrow's World, por Charles Mann.

Contando a história de personagens opostos, Charles Mann nos mostra a dualidade das propostas para a resolução dos problemas de meio ambiente. Comida, energia, água e mudanças climáticas: o que faremos quando a população mundial atingir 10 bilhões de pessoas? 


12) Soul Stealers: The Chinese Sorcery Scare of 1768, de Philip A. Kuhn.

Em Soul Stealers ("Ladrões de Almas"), Philip Kuhn explora um evento incomum de superstição entre a população chinesa para examinar a economia e a política da dinastia Qing.   


13) China Dream, por Ma Jian.

O autor Ma Jian, opositor do governo chinês, lançou "China Dream" (O Sonho Chinês) como uma sátira ao plano nacional de desenvolvimento do presidente Xi Jinping. Infelizmente para Jian, e os cidadãos chineses, a distopia apresentada pelo autor cada vez mais se torna realidade, com o governo implementando programas de "crédito social", onde o comportamento individual pode ser controlado pelo estado via tecnologia. 


14)The Perfectionists: How Precision Engineers Created the Modern World, de Simon Winchester.

Simon Winchester nos mostra como a engenharia transformou o mundo moderno através da busca pela perfeição. 


15) The Darkening Web: The War for Cyberspace, de Alexander Klimburg.

Assim como a internet é essencial para a vida moderna, é essencial para os governos. Ela também se transformou em um perigoso terreno para a competição entre Estados. EUA, Rússia e China protagonizam a batalha virtual, que se faz entre violações de privacidade, roubo de propriedade intelectual, ataques cibernéticos e campanhas de desinformação em massa. Alexander Klimburg detalha como os confrontos cibernéticos podem gerar problemas de dimensão diplomática global.