Vollgeld: Uma iniciativa que pode sacudir o setor bancário global

07/06/2018

Embora sua aprovação seja improvável, no próximo domingo rola um plebiscito na Suíça onde tentarão revolucionar o sistema bancário. Trata-se da Iniciativa Vollgeld - uma que elevaria o compulsório sobre depósitos a vista para 100%.

Em outras palavras, trata-se de uma reação, talvez tardia, daqueles que viram há 10 anos o UBS e o Credit Suisse colocar toda a economia suíça em risco de catástrofe.

Pouco tem se falado por aqui, mas este é um assunto que vem sendo discutido na Europa. Mas, em mercado de baixa em ano de eleição, qualquer motivo pode servir de desculpa para a venda de ações do setor.


Confira o vídeo abaixo.


Em épocas em que a moeda de um determinado país está forte, é quase certo que o consumo dos seus cidadãos tende a crescer de forma significativa, até mesmo gerando algumas situações que podem ser vistas como abusivas. Muitos brasileiros hão de se lembrar de abusos observados em aeroportos internacionais durante aquele período ao redor de 2010 em...

Espera-se que quanto mais importante e maior for um determinado ativo, maior será o escrutínio por parte dos analistas envolvidos. Assim, é natural esperar que empresas cujas capitalização de mercado supere 1 trilhão de dólares se comporte de forma menos volátil exibindo assim uma maior previsibilidade.

Estaria o mercado de ações norte-americano precificado de forma a refletir um pouso suave perfeito? Penso que este é o questionamento do momento.

www.myvol.com.br