Retomo hoje um tema abordado em dois textos recentes em que falei da precificação das ações da Vale. No primeiro, mencionei um episódio na época da copa do mundo de 2014 em que todos que consideravam as ações da Vale uma pechincha se frustraram com o comportamento do preço da ação diante da queda do minério de ferro que estava...

Bem, esta semana se inicia de forma agitada, com tensões afetando os principais pilares da economia global. Neste fim de semana vimos o petróleo Brent atingir os 70 dólares; um patamar que certamente coloca lenha na fogueira dos inflacionistas de plantão.

Neste vídeo, o Marink fala sobre as ideias de Tom Raftery, diretor de inovação na empresa SAP. A ideia de "carbon budget" poderá resultar em uma significativa baixa contábil no setor de petróleo, impactando negativamente todas as empresas que atuam no setor de exploração e produção.

Neste vídeo, o Marink compartilha a visão da casa de pesquisa Gavekal a respeito deste tema que é de suma importância para aqueles que investem em ativos brasileiros.

GADÉSF!

12/02/2021

Graças a Deus é sexta-feira! TGIF para os americanizados! E não é uma sexta qualquer. Trata-se daquela que antecede o carnaVOL dos mercados, com um dia (na segunda-feira também é feriado em NY) em que as negociações correm soltas em NY enquanto alguns descansam por aqui.

Neste vídeo, o Marink fala sobre o ciclo de inovação dos EUA que não para de atrair capital do resto do mundo. Neste mês, no dia 18/2, chega a Marte a nave espacial Perseverance inaugurando uma nova fase de exploração espacial.

Antes de explorar os argumentos mais otimistas que vem impulsionando os mercados, deixo claro aqui que boa parte do conservadorismo que expresso em meus textos tem a ver com a minha expectativa de que o atual ciclo expansionista tem o potencial em culminar em uma tremenda compressão de múltiplos de P/L, nos moldes daquele visto no Brasil durante o...

Neste vídeo, o Marink fala sobre os investimentos alternativos que podem ser feitos no mundo da música e da arte. Ele nos mostra como pode ser interessante ter cotas desses fundos na carteira.