A vida muitas vezes se parece com um contrato de opção de compra cujo preço de exercício está muito (mas muito mesmo) fora do dinheiro. E a consciência -- preservando os processos evolutivos a ela associados -- trabalha maravilhosamente para que não pensemos muito a respeito de seu prazo, nem a respeito de seu preço de exercício.

Zoltan Pozsar, em seu mais recente artigo, nos fala sobre diversos "gargalos logísticos" resultantes do conflito Rússia-Ucrânia que, de uma forma ou de outra, contribuem para impactar negativamente a liquidez global.

Foi-se o tempo em que o VIX (medida de volatilidade implícita associada a contratos de opções de S&P 500) atuava como um indicador antecedente. O VIX de hoje é simplesmente mais um ativo negociável! Sendo assim, tal ativo perdeu seu caráter sintomático e foi transformado em algo patológico. Eu tento explicar em maiores detalhes a seguir.

No velho debate entre ações classificadas como "GROWTH" (aquelas cuja lucratividade se encontra em um horizonte de tempo mais distante) e ações de Valor (aquelas que, em tese, negociam abaixo de seu valor intrínseco), vivemos um período nos EUA em que as ações de VALOR estão "dando um show" nas ações de "GROWTH". No gráfico abaixo, temos o...

Neste fim de semana fui buscar entender um pouco mais sobre processos litográficos. Fiz isso, pois confesso ter um enorme interesse em uma das empresas que hoje está entre as mais importantes do mundo. Refiro-me à empresa holandesa ASML Holdings que detém a tecnologia mais inovadora nesta seara e que é uma importante fornecedora de "wafers" de...

Iniciei a semana dando destaque a 5 fatores determinantes. Vejamos se eles se comportaram positivamente ou negativamente:

O povo francês encontra-se sedento por maiores punições ao governo de Putin, por meio de sanções diretas à importação de petróleo e gás russo. E é justamente neste quesito no qual a França e Alemanha divergem.

Desde o início do conflito entre a Rússia e a Ucrânia, surgiram relatos de que a Índia vem comprando petróleo diretamente da Rússia com algumas facilidades. Na ONU, o país optou por assumir uma posição neutra em relação ao conflito.

Após a valorização vista nos meses subsequentes ao início da pandemia, o preço do ouro tem se mantido relativamente estável. Neste momento em que escrevo, o metal amarelo negocia a um preço de aproximadamente 1.904 dólares por onça troy; um patamar um tanto frustrante para muitos, dado que vivemos um período em que a inflação global está um tanto...

Aquele que alega que os bancos centrais nada podem fazer diante de problemas de oferta como estes ilustrados nas imagens abaixo, não entende que uma das principais funções dos BCs é administrar expectativas.