Concentração da riqueza entre os países mais ricos (OECD)

09/07/2018

Entre os países que integram a OECD (Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico), os EUA registram a maior concentração de renda onde 79% da riqueza do país está nas mãos dos 10% mais ricos.

Até aí nenhuma surpresa.

Agora, quando olhamos o resto desta lista, alguns países surpreendem. Em segundo lugar temos a Holanda, seguida da Dinamarca.

No gráfico abaixo a barra azul indica a riqueza média por família em cada país. Já a barra cinza indica a mediana. Ao dividir a média pela mediana chega-se ao tal ranking de países por concentração de riqueza por família (ver losangos pretos acima das barras).

Mais abaixo, temos também uma tabela ilustrando o percentual da riqueza que é alocada a famílias pertencentes a uma determinada distribuição. Explico com um exemplo: na última linha temos os EUA onde 1% das famílias mais ricas detém 42,5% da riqueza do país. 

Marink Martins

Em épocas em que a moeda de um determinado país está forte, é quase certo que o consumo dos seus cidadãos tende a crescer de forma significativa, até mesmo gerando algumas situações que podem ser vistas como abusivas. Muitos brasileiros hão de se lembrar de abusos observados em aeroportos internacionais durante aquele período ao redor de 2010 em...

Espera-se que quanto mais importante e maior for um determinado ativo, maior será o escrutínio por parte dos analistas envolvidos. Assim, é natural esperar que empresas cujas capitalização de mercado supere 1 trilhão de dólares se comporte de forma menos volátil exibindo assim uma maior previsibilidade.

Estaria o mercado de ações norte-americano precificado de forma a refletir um pouso suave perfeito? Penso que este é o questionamento do momento.

www.myvol.com.br