Concentração da riqueza entre os países mais ricos (OECD)

09/07/2018

Entre os países que integram a OECD (Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico), os EUA registram a maior concentração de renda onde 79% da riqueza do país está nas mãos dos 10% mais ricos.

Até aí nenhuma surpresa.

Agora, quando olhamos o resto desta lista, alguns países surpreendem. Em segundo lugar temos a Holanda, seguida da Dinamarca.

No gráfico abaixo a barra azul indica a riqueza média por família em cada país. Já a barra cinza indica a mediana. Ao dividir a média pela mediana chega-se ao tal ranking de países por concentração de riqueza por família (ver losangos pretos acima das barras).

Mais abaixo, temos também uma tabela ilustrando o percentual da riqueza que é alocada a famílias pertencentes a uma determinada distribuição. Explico com um exemplo: na última linha temos os EUA onde 1% das famílias mais ricas detém 42,5% da riqueza do país. 

Marink Martins

Em Wall Street, como sempre, paira uma dúvida em relação à dinâmica da economia norte-americana. Os mais otimistas afirmam que a economia dos EUA se encontra em expansão e que a maior abrangência vista na bolsa de valores (diversos setores estão performando relativamente bem) é um claro sinal de que há pela frente um longo caminho de crescimento.

Amantes do cinema hão de lembrar do personagem Biff Tannen do filme "De volta para o futuro". Na segunda versão do filme, o vilão se apropria de informações do futuro que se provam extremamente lucrativas no passado. Pensando nisso, imagine se alguém te dissesse na virada do ano que, em meados de maio deste ano de 2024, estes seriam os...

Não há dúvida de que a primeira hora do pregão desta quarta-feira será marcada por uma queda expressiva no preço das ações da Petrobras. Não há dúvida de que a intervenção direta do presidente Lula em uma empresa de capital misto transmite um péssimo sinal no que diz respeito ao tema governança corporativa no Brasil.

www.myvol.com.br