Depender do mercado de ações é fatal!
Conviver com o mercado de ações é difícil. Agora, depender do mercado de ações é fatal.
Entre os países que integram a OECD (Organização para
Cooperação e Desenvolvimento Econômico), os EUA registram a maior concentração
de renda onde 79% da riqueza do país está nas mãos dos 10% mais ricos.
Até aí nenhuma surpresa.
Agora, quando olhamos o resto desta lista, alguns países surpreendem. Em segundo lugar temos a Holanda, seguida da Dinamarca.
No gráfico abaixo a barra azul indica a riqueza média por família em cada país. Já a barra cinza indica a mediana. Ao dividir a média pela mediana chega-se ao tal ranking de países por concentração de riqueza por família (ver losangos pretos acima das barras).
Mais abaixo, temos também uma tabela ilustrando o percentual da riqueza que é alocada a famílias pertencentes a uma determinada distribuição. Explico com um exemplo: na última linha temos os EUA onde 1% das famílias mais ricas detém 42,5% da riqueza do país.
Marink Martins
Conviver com o mercado de ações é difícil. Agora, depender do mercado de ações é fatal.
Sobre a guerra comercial entre EUA e China
Já faz tempo que venho comparando o valor de mercado da Apple com o do nosso Ibovespa. Recentemente, tal relação chegou a 5:1, com a Apple valendo 3.4 tri versus o IBOV valendo 675 bi.