Estamos perdendo o "gluon econômico" que nos mantém unidos!

17/07/2018

Você já reparou que nesta guerra comercial entre os EUA e a China as regras comerciais estabelecidas pela Organização Mundial do Comércio (OMC) foram completamente ignoradas por ambos?

Essa guerra, que está em seu primórdio, tem tudo para se intensificar e, eventualmente, se transformar em um conflito mais sério no Mar do Sul da China. Em 2016, a China ignorou uma decisão tomada pela corte internacional de justiça no que diz respeito a sua atuação no local, e ficou por isso mesmo.

Aos poucos, os pilares que dão sustentação ao que chamamos de globalização começam a ruir. Neste momento, tudo isso pode parecer pessimismo excessivo. Pode até ser! Mas o risco parece ser crescente.

Diante de tudo isso, recoloco um texto que escrevi no mês passado que aborda este assunto.

Na briga por hegemonia, entre o dominante DÓLAR e o "underdog" IUANE, utilize como termômetro para avaliar a direção do mercado o comportamento do preço do ouro.

Caso este se desvalorize, podemos interpretar como uma vitória da moeda americana. Caso contrário, o oposto e, naturalmente, uma chance para que a moeda chinesa ganhe um pouco mais de espaço.

Confira o texto ao clicar na imagem abaixo:


Espera-se que quanto mais importante e maior for um determinado ativo, maior será o escrutínio por parte dos analistas envolvidos. Assim, é natural esperar que empresas cujas capitalização de mercado supere 1 trilhão de dólares se comporte de forma menos volátil exibindo assim uma maior previsibilidade.

Estaria o mercado de ações norte-americano precificado de forma a refletir um pouso suave perfeito? Penso que este é o questionamento do momento.

Tomo emprestado o título de hoje de um email que recebo diariamente do serviço Zero Hedge Premium -- serviço que assino (junto com outros) com objetivo de agregar valor para estes comentários de mercado. Neste, a casa de análise nos apresenta diversos gráficos ilustrando a semelhança do momento atual na bolsa americana com o ocorrido em outras...

www.myvol.com.br