Atenção! Movimento de aversão a risco no setor de tecnologia norte-americano

31/07/2018

No vídeo abaixo discuto a recém realização de lucros ocorrida nos últimos dois dias no setor de tecnologia norte-americano. O investidor brasileiro, ciente da importância dos fluxos globais, deve estar atento a este movimento e buscar detectar a intensidade dos movimentos de rotação setorial no mercado americano. Eu entro em maiores detalhes no vídeo abaixo. Confira!


Se no passado as commodities metálicas comandavam um prêmio nos mercados associado a escassez, hoje tal prêmio parece estar sendo atribuído a uma outra classe de investimentos. Refiro-me a um grupo de ativos que, através de uma narrativa muito bem formulada e disseminada, vem ocupando cada vez mais espaço nas carteiras dos investidores globais.

Aqueles mais sintonizados com o mercado de opções local sabem que o título acima se refere ao que eu chamo de "mapa" das opções - relatório da B3 nos informando o número de contratos em aberto, informações sobre posições descobertas, total de titulares/lançadores, e outras informações.

Dizem que para entender a direção dos mercados, basta observarmos a quantidade de tolos e de dinheiro em circulação em um determinado momento. Quando há mais dinheiro do que tolos, os mercados sobem.