Sabe-se que o preço do petróleo desempenha um papel análogo a um imposto global. Preços elevados fazem com que uma parte significativa da renda global seja transferida de países importadores para os exportadores do ouro negro.

Bolsonaro ou Haddad, BREXIT, Trump ou Hillary, decisões do STF, não há dúvidas que os mercados se alimentam de um cenário reminiscente de uma batalha, de um FLAxFLU onde o vencedor celebra e o perdedor sai chorando.
MyVOL ThinkBOX - Internacional
Neste momento em que escrevo, as 15:42 desta quarta-feira, 17/10, os índices americanos se encontram no campo negativo em um ambiente onde o VIX (medida associada a volatilidade do S&P 500) ainda está acima de 18%.
Aqueles que clamam por um "market crash" nos índices de ações norte-americanos normalmente o fazem utilizando como argumento o fato das principais ações do país negociarem a um múltiplo um tanto "esticado".
Proteja suas fichas!
Primeiramente, é importante destacar que o índice S&P 500 chegou a perder a sua média móvel de 200 dias. Os principais índices europeus já se encontram 7% abaixo de tal métrica.
MyVOL ThinkBOX - VALE3
Pressionados por um elevado estoque de imóveis, alguns construtores chineses ("property developers") estão vendendo imóveis com descontos de até 30% dos preços praticados há algumas semanas.
MyVOL ThinkBOX
Espero que você tenha tido tempo de ver o meu vídeo de hoje onde falo sobre uma transição de "momentum" para a busca tradicional por "valor".
Um dia de teste para o otimista com o Brasil
Uma aparente falta de urgência do candidato Jair Bolsonaro no que diz respeito a reforma da previdência deverá testar o ímpeto altista do mercado.
MyVOL ThinkBOX
O dia de hoje se apresenta como um grande teste para o ciclo altista da bolsa brasileira.
MyVOL ThinkBOX
Hoje, as 13:00 dos EUA, (14:00 horário de Brasília) ocorrerá um mega leilão de títulos do tesouro americano de 10 anos. O evento, em si, não seria tão relevante caso não estivéssemos vivendo um período de elevada tensão geopolítica.
Bem-vindo ao mundo fascinante dos derivativos.
Algumas preocupações globais
Embora as perspectivas econômicas por aqui estejam mais encorajadoras após as eleições neste último domingo, o cenário internacional vem se deteriorando.
Prever a abertura de um mercado após uma eleição disputada é certamente uma tarefa ingrata. Mesmo assim, prefiro não me esquivar e tentar ajudar o assinante MyVOL a transitar com mais segurança neste dia que promete ser tenso, de elevada volatilidade.
Só se fala na alta dos juros nos EUA!
Para você que está sintonizado nas pesquisas eleitorais, este título provavelmente não faz sentido algum. De fato, é surpreendente o ímpeto das estatais diante do crescimento de Jair Bolsonaro nas pesquisas. Sobre isso só tenho uma coisa a dizer: movimento puramente especulativo sem fundamento algum!
Após um forte "rally" nas ações de empresas estatais potencializado pela consolidação do candidato Jair Bolsonaro nas pesquisas, o mercado local acorda nesta quinta-feira assustado com uma possível inflexão nos mercados internacionais devido à forte elevação nas taxas de juros dos títulos do tesouro americano nesta quarta-feira.