Sou pago para ler o mercado de forma tática. Não nasci neste mercado em uma casa de pesquisa, nem em uma gestora de recursos. Sou filho de uma cultura de tesouraria, comprometida em sair para caça todos os dias visando "ganhar algum" no fim do semestre.

Em um ato de desespero, no dia 19 de setembro de 2008 - durante a semana marcada pelo pedido de concordata do Banco Lehman Brothers - a SEC comunicou ao mercado o que ficou conhecido como temporary short-selling ban on stocks of financial institutions (uma proibição temporária para vendas a descoberto de ações de instituições financeiras).

Nas últimas semanas a mídia financeira até que tentou trazer de volta o tema sincronismo global em referência as diversas medidas de flexibilização instauradas pelos diversos governos e bancos centrais. Chegou-se a falar até em um novo Acordo de Shanghai em uma busca de resgatar o sentimento positivo após a reunião do G20 ocorrida naquela cidade...

Não é raro ouvirmos notícias assustadoras com relação ao endividamento do consumidor americano. Entre as mais recentes, dados apontam que há mais de 7 milhões de norte-americanos atrasados em mais de 90 dias em seus pagamentos atrelados a financiamento de automóveis. Os dados referentes a endividamentos através de cartões de crédito e crédito...

Aqueles que me acompanham sabem que, quando o assunto é o mercado doméstico, grande parte da minha atenção está voltada ao monitoramento da curva de volatilidade associada aos contratos de opções de Petrobras.

Em uma época distante, quando os empregos mais disputados eram aqueles associados ao mundo das finanças, os mercados atraíam tudo quanto é engenheiro. Barack Obama, em seu discurso de posse, chegou a reclamar desta situação ao dizer que os EUA necessitavam de engenheiros dispostos a atuar como engenheiros e não como financistas.

Como você já deve saber, a Petrobras divulgou o seu resultado do quarto trimestre. Não vou aqui entrar em detalhes com relação aos números, mas sim fazer um breve comentário e compartilhar com vocês a minha conta feita em papel de pão para o "valuation" da dita cuja.

Começando pela alteração no índice MSCI Emerging Markets - assunto esse que eu já falo por aqui há mais de 2 meses. Vou falar aqui da minha performance, mas isso não é uma carta de vendas. O que vou falar impacta o IBOV. Por favor, leia com atenção até o final!