Antes de explicar o significado do DELTA de um contrato de opção de compra (em inglês, um "CALL"), faço aqui uma distinção entre operações direcionais e não-direcionais.

No vídeo abaixo discuto algumas mudanças relevantes que ocorreram nos mercados como consequência da crise 2008. Aproveito também para chamar atenção de algumas vulnerabilidades presentes nos mercados para que você possa estar devidamente preparado em caso de uma eventual nova crise.

MyVOL ThinkBOX

10/09/2018

No último MyVOL ThinkBOX sugeri que os assinantes MyVOL considerassem substituir a compra de ações de empresas exportadoras por contratos de opções de compra. Mais especificamente, falei das ações da Vale pelo fato destas deterem uma boa liquidez nos mercados.

Não quero de forma alguma debochar de um dos mais famosos professores e autores de livros de "valuation", mas o fato é que este atípico "bull market" norte-americano deixou muita gente de lado, inclusive os magos do "value investing". Em termos relativos, há um número menor de pessoas que se interessam em saber o que Damodaran pensa a respeito...

MyVOL ThinkBOX

04/09/2018

Hoje, uma das mais respeitadas casas de análise - a Gavekal - nos traz uma mensagem de ceticismo quanto a capacidade do governo chinês de proporcionar mais uma rodada de estímulo fiscal.

Os estratigrafistas (geólogos) podem ainda estar discutindo se estamos ou não em uma nova era geológica, mas quando o assunto é finanças, ouso afirmar que estamos sim entrando em uma nova era: a ERA PÓS-BÔNUS DEMOGRÁFICO.

Durante a "Pax Carioca", vivida não muito tempo atrás, havia um encontro (por sinal, nada carioca) que ocorria as quintas-feiras na Lagoa que era especial e deixa saudades. Tratava-se do dia em que o celebrado professor de física e cosmologia, e hoje curador do Museu do Amanhã, Luiz Alberto de Oliveira, ensinava-nos da forma mais simples possível...

MyVOL ThinkBOX

31/08/2018

Neste período de estresse cambial venho enfatizando que a compra direta de contratos futuros de dólar oferece uma melhor proteção do que um investimento em ações de empresas exportadoras.

Não é a primeira vez que recorro ao poema de Dylon Thomas como uma forma de sugerir uma postura de maior cautela para aqueles que acompanham o meu trabalho.

Escrevo este texto após retornar de mais uma aula inspiradora do professor Luiz Alberto Oliveira, físico e pesquisador do Centro Brasileiro de Pesquisas Fisicas, localizado aqui no Rio de Janeiro. Luiz Alberto é, dentre muitas de suas iniciativas, curador do Museu do Amanhã, também no RJ.

MyVOL ThinkBOX

29/08/2018

Desconfie do consenso! Uma posição em dólar futuro tende a ser melhor do que uma posição em ações de empresas exportadoras. Confira o vídeo!

Em situações de estresse cambial como a que vivemos no atual momento, não é raro a ocorrência de um fenômeno no qual o preço do dólar SPOT - o dólar comercial à vista - fique acima do dólar futuro.