Há uma treta envolvendo o Elon Musk, fundador da empresa de carros elétricos - TESLA, e a jornalista da BUSINESS INSIDER, Linette Lopez, que é reminiscente de um embate ocorrido no início da época passada, em um período marcado pelo colapso da gigante do setor de energia, ENRON.

Será que vai faltar dólar?
No MyCAP Tendências Globais de hoje falo sobre o conceito de base monetária global e como movimentos neste indicador, historicamente, precede recessões econômicas globais. Confira!
Abra espaço para as ações chinesas!
O gráfico abaixo ilustra a importância da bolsa de valores de cada país, de 1900 à 2012.
Entre os países que integram a OECD (Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico), os EUA registram a maior concentração de renda onde 79% da riqueza do país está nas mãos dos 10% mais ricos.
Provavelmente, você já me ouviu dizer por aqui que a estratégia de compra de ações para o longo prazo ("buy & hold") tende a frustrar muitos investidores nos anos à frente.
Trump: DEAL MAKER ou DEAL BREAKER?
Seria Donald Trump um grande negociador ou uma farsa? É esta a pergunta que muitos líderes ao redor do mundo estão fazendo.
Sobre a força do dólar
Parece haver um consenso de que uma guerra comercial entre os EUA e seus principais parceiros comerciais tende a ser mais prejudicial para o resto do mundo do que para os americanos. Daí, a razão para a moeda americana vir se apreciando nos últimos meses.
Embora eu seja adepto a tese de que no curto prazo as oscilações de preços tendem a um movimento browniano, em alguns momentos é possível extrair algumas interpretações oriundas da dinâmica de negociação dos contratos de opções que tomam como base os ativos em questão.
Aproveitando que estamos na semana de vencimento de opções na B3, resolvi compartilhar com vocês uma analogia onde traço de uma forma lúdica uma relação entre o experimento do Gato de Schrödinger e as incertezas relacionados ao exercício dos contratos de opções.
O comportamento da moeda mexicana após a eleição de um candidato de esquerda ilustra bem o que é um trade "crowdeado".
Evento do curso O Clube dos 5
Nesta última sexta-feira dia 29/06/18, realizei o evento do Clube dos 5, curso que ministro junto à Inversa Publicações.
Uma auto-crítica construtiva!
Gravei um vídeo no início de março que você pode assistir novamente aqui (ver abaixo). O seu título é certamente um ótimo material de marketing, uma vez que vimos uma derrocada nos mercados. Entretanto, o recoloco aqui com um intuito informativo após fazer uma autocrítica sobre o seu conteúdo.
Não há nada tão ruim que não possa piorar!
Os ciclos de "boom" (euforia) e "bust" (aversão a risco) no mercado de ações já foram mais do que "mapeados" pelos profissionais da área de finanças comportamentais. Sabe-se que, entre o período marcado pela presença de uma confiança exagerada e aquele marcado pelo desespero dos participantes, há um período dominado por um sentimento de negação....
Explorando a vulnerabilidade Trumpiana
Na tarde desta segunda-feira, em um momento em que o índice S&P 500 registrava uma queda de aproximadamente 2%, Peter Navarro, que é protagonista no movimento protecionista norte-americano, foi a CNBC acalmar os mercados. Em poucos minutos, comunicou através da principal fonte de informações aos mercados, que os EUA não cogitam impor restrições a...
Caso você não tenha lido, na última quinta-feira, dia 21/6, escrevi um comentário sobre os impactos da mais recente recomendação de Felipe Miranda, fundador da Empiricus. Preocupado com o cenário eleitoral e suas possíveis ramificações no que diz respeito a performance futura das ações da Petrobras, Felipe recomendou a seus assinantes que...