Em alguns momentos sentimentos como vaidade, ganância e medo se confundem. Se por um lado, receio pela vaidade na tentação de mencionar que venho alertando a riscos há um bom tempo, por outro receio pela ganância ao dizer agora que não é o momento de aumentar a exposição em bolsa.

Neste vídeo, o Marink discute sobre um assunto um pouco mais sério e mais estratégico, abordando fatores que podem contribuir para um preço do petróleo cada vez mais elevado. O tema envolve os possíveis impactos da saída americana sobre a gestão do príncipe saudita Mohamed Bin Salman.

Sempre Volta!

17/09/2021

Nos últimos dias estamos testemunhando um sobe e desce danado nos mercados. Aquele que está acertando o "timing" está de peito estufado, confiante. Já a contraparte é pura frustração. Bom também está para aquele que vendeu volatilidade e ganhou dinheiro com o declínio dos prêmios das opções.

No vídeo de hoje, o Marink nos apresenta algumas premissas discutidas pelo analista Ben Carlson, da Ritholtz Wealth Management, quando perguntado sobre a forma de pensar do investidor que iniciou sua carreira logo após a grande crise financeira de 2008. Confira!

Neste mundo digitalizado de hoje, avaliar o interesse por uma determinada atividade através de pesquisas via Google Trends é algo comum. Neste sentido, compartilho hoje duas imagens que nos ajudam a ver como o período pandêmico coincidiu com uma explosão no interesse pelo mercado acionário. No primeiro, imediatamente abaixo, observamos este...

Vivemos em um período em que, a cada dia, recebemos notícias preocupantes vindas da China. A vítima do dia parece ser o setor de jogos; em particular, os preços das ações dos cassinos de Macau desabam!
-Mas, e como está o câmbio chinês? perguntou um analista ocidental que acabou de acordar.
Bem, este se apreciou!
-Mas, como...

É importante olharmos para o mundo através de uma lente mais distante. Algo análogo ao que fazemos quando utilizamos o Google Earth.
Quando fazemos isso nos mercados, olhamos para um gráfico mais longo como este que compartilho abaixo. Neste gráfico observamos que o valor das empresas contidas no índice S&P 500, quando dividido pelo preço da onça do...

Neste vídeo, o Marink compartilha cinco argumentos para que o investidor possa apostar contra o índice de mercado Standard & Poor's 500, mais conhecido na Bolsa Nova Iorquina como S&P 500. O último argumento é uma observação super interessante.

Até este momento, poucos sabem que a segunda maior construtora chinesa atende por um nome de origem ocidental como Evergrande. Dentre os que estão cientes, um número ainda menor sabe que tal empresa está lutando por sua sobrevivência, sendo forçada a reestruturar seu passivo e a vender ativos.
Podemos dizer que a Evergrande vive hoje uma situação...

A esta altura boa parte dos leitores já estão familiarizados com a métrica VIX -- que mede a expectativa de oscilação do mercado para o índice S&P 500 para os próximos 30 dias. Ainda não tão divulgado, está o MOVE -- uma métrica similar ao VIX, mas com a diferença de tomar como base, não o índice S&P 500, mas...

Aquele que investiu no Nasdaq 100 -- (ETF: QQQ) --- desde a mínima registrada em março de 2009, obteve um retorno anual de 25%! No S&P 500 o retorno anual foi de 19%!