Jim Cramer é, na minha opinião, o mais influente comentarista do mundo das finanças neste planeta. O cara já atuou em todas as pontas. Passou pelo Goldman Sachs, já foi um gestor de sucesso, já foi um empresário que levou sua empresa a um IPO, e é hoje a pessoa mais importante no principal canal de finanças do mundo - a CNBC....

Venho argumentando através destes textos que viveremos o ápice do descolamento entre a economia real e os mercados nesta semana. A base da argumentação reside em alguns fatores:

Pós IPOs

11/12/2020

Acima temos o gráfico do IPO da empresa RedHat. Este IPO ocorreu em agosto de 1999 e ilustra como o pós IPO pode ser problemático.

Conforme mencionei na segunda-feira, estamos na semana dos IPOs. Temos as aguardadas emissões de ações de empresas como Rede D´Or, AirBnB, e DoorDash. Curiosamente, 2020 está se provando um ano recorde para emissões conforme podemos observar na imagem abaixo.

Que mercado é esse? Quando cai, cai como em uma depressão. Quando sobe, sobe de forma eufórica. Temos um mercado exibindo sintomas claros de uma doença maníaco-depressiva. Está certo que, em parte, os mercados sempre se comportaram assim. Mas, há indícios claros de que os sintomas vêm ganhando uma outra dimensão.

Ontem, em entrevista ao programa Fast Money da CNBC, Aswath Damodaran - considerado um Deus quando o tema é "valuation" - disse que investimentos em ações de empresas como a Zoom e a Peloton poderiam ser classificados como "lazy investing". Preferi traduzir "lazy investing" como investimento impulsivo ao invés de me ater a tradução literal que...

O que seria dos mercados sem nossas preocupações do dia a dia? Os mercados, assim como a vida, dançam em uma linha tênue; o desequilíbrio é sempre uma possibilidade.

VIX vs. MOVE

01/12/2020

A maioria dos investidores já conhece o VIX - expectativa de volatilidade de curto prazo associada ao índice S&P 500. Menos conhecido é o MOVE que, assim como o VIX, também mede uma expectativa de volatilidade de curto prazo, mas desta vez associada a variação nas taxas dos títulos do tesouro americano de prazos de 2 anos, 5 anos, 10...

Este ano não foi fácil, mas não podemos, de forma alguma, esquecer que foi um sucesso em comparação ao que seria caso os governos não promovessem uma intervenção sem precedentes através de programas emergenciais de resgate financeiros a empresas e cidadãos.

Hoje escrevo a respeito de investimentos alternativos. Em particular, na possibilidade de se tornar um cotista de um fundo que investe em quadros e um outro que adquire fazendas nos Estados Unidos.

Em se tratando do preço das ações da TESLA e da riqueza de 130 bilhões de dólares de Elon Musk, somos tentados a exclamar: é PONZI!!!

A expressão anglicana SKEW está associada a um desvio, a um viés. Em se tratando do mercado de opções utiliza-se esta expressão para falar do formato da curva de volatilidade associada aos diversos contratos de opções vigentes em um determinado período.

Janet Yellen, a décima quinta presidente do FED e recém anunciada secretária do tesouro dos EUA, concedeu uma entrevista na semana passada em que disse que o congresso americano deveria conceder o direito a autoridade monetária de atuar no mercado de ações; assim como é feito pelo Banco do Japão (BOJ). Sendo justo aqui, ela disse que embora não...