Tenho como hábito monitorar o comportamento das principais ações do IBOV que, em conjunto, representam 80% da carteira do indicador.

Não há dúvidas que estamos vivendo em um "Bull Market" na bolsa brasileira. Caso o governo, de fato, avance nas reformas, há boas chances de uma alta mais expressiva ao longo do ano.

Embora já tenha mencionado este termo em inúmeras ocasiões por aqui, considero ser esta uma boa hora para discutirmos um pouco a razão de sua existência.

Em um ano que se inicia de forma surpreendente, com praticamente todos os índices bursáteis globais registrando retornos positivos, é natural e prudente explorarmos possíveis fontes de disrupção. Um consenso entre os estrategistas que acompanho é que o continente europeu se apresenta vulnerável em meio a uma situação geopolítica que deixou de ser...

Imagine você, um felizardo que acabou de passar um mês de férias em uma praia distante, curtindo a sua família e desconectado quase que por completo das notícias do dia a dia. Apesar do jet lag e da diferença de fuso, acorda as 2:30 da manhã bem-disposto, com saudades daquela injeção de adrenalina que normalmente se faz presente diante da...

Até eu que não sou um grafista, confesso me sentir tentado a traçar uma linha de tendência de baixa no gráfico acima dado a clareza com a qual se apresenta a distribuição de preços do ativo em consideração. Dito isso, vamos aos fundamentos pois é por aqui que busco agregar algum valor ao assinante.

A paixão de Christopher Cole, gestor da Artemis Capital Management, pelo tema volatilidade é algo inspirador. Para Cole só há uma classe de ativos e essa é, sem dúvida alguma, a VOLATILIDADE.

Assim como a natureza odeia o vácuo -- pois todos os espaços devem ser preenchidos com algo -- no mercado de ações, não há AÇÃO sem dono.

Em continuidade ao argumento apresentado ontem de que investidores locais devem ser mais criteriosos diante da dose cavalar de otimismo ventilada pela mídia financeira, apresento hoje alguns gráficos comparativos ilustrando a precificação do IBOV vis-à-vis outros índices globais.

Neste primeiro ThinkBOX de 2019, compartilho aqui uma operação que venho discutindo internamente. Observe que meu objetivo não é fazer uma recomendação, mas sim compartilhar ideias que venho explorando no mercado.