Refiro-me aqui a possibilidade de que o comportamento dos mercados neste fim de 2018 possa se assemelhar aquele visto no fim de 2015 - e isso é preocupante! Explico melhor.

É um orgulho ver Roberto Campos Neto como presidente do BC. Em 1996, eu e mais um grupo de 10 colegas, incluindo o novo presidente do BC, fizemos parte da turma de Novos Talentos do antigo Banco Bozano, Simonsen, adquirido posteriormente pelo Banco Santander.

Acima, Peter Navarro, assessor na área de comércio internacional do governo Trump, em palestra na última sexta-feira onde se rebelou diante das pressões de Wall Street por uma trégua nas tensões comerciais sino-americanas.

Apesar da recente queda no preço das ações da Petrobras PN, não vejo neste momento catalisadores para um eventual "pull-back" no preço durante as próximas horas, ou quem sabe, durante os próximos dois dias.

No Insights de Mercado de hoje, trago uma matéria super interessante publicada ao longo desta semana no Wall Street Journal que poderá lhes auxiliar a atribuir probabilidades para uma eventual crise no mercado de ações norte-americano.
Marink Martins

O presidente Donald Trump esteve na tarde de ontem em uma coletiva de imprensa para comentar os resultados da eleição midterm, ocorrida nesta terça-feira. Democratas, como esperado, levaram a maioria na Câmara, e os Republicanos mantiveram o controle do Senado.

Ontem escrevi sobre o elevado número de contratos em aberto em opções de compra de Petrobras PN e chamei atenção ao fato de que tamanho desequilíbrio entre o número de titulares e de lançadores contribuiria para uma eventual queda na volatilidade implícita.