Escrevo este texto após retornar de mais uma aula inspiradora do professor Luiz Alberto Oliveira, físico e pesquisador do Centro Brasileiro de Pesquisas Fisicas, localizado aqui no Rio de Janeiro. Luiz Alberto é, dentre muitas de suas iniciativas, curador do Museu do Amanhã, também no RJ.

Nesta sexta-feira DO NOT GO GENTLE...
Não é a primeira vez que recorro ao poema de Dylon Thomas como uma forma de sugerir uma postura de maior cautela para aqueles que acompanham o meu trabalho.
MyVOL ThinkBOX
Neste período de estresse cambial venho enfatizando que a compra direta de contratos futuros de dólar oferece uma melhor proteção do que um investimento em ações de empresas exportadoras.
Uma das maiores mentiras contadas no mercado diz respeito a expectativa de retornos em diversas classes de ativos.
Em situações de estresse cambial como a que vivemos no atual momento, não é raro a ocorrência de um fenômeno no qual o preço do dólar SPOT - o dólar comercial à vista - fique acima do dólar futuro.
MyVOL ThinkBOX
Desconfie do consenso! Uma posição em dólar futuro tende a ser melhor do que uma posição em ações de empresas exportadoras. Confira o vídeo!
A recente queda no preço das ações da Qualicorp fez com que eu desviasse a minha atenção do mundo das opções de Petrobras para buscar avaliar se há de fato uma barganha na bolsa brasileira.
MyVOL ThinkBOX
No vídeo abaixo, busco transmitir a você, assinante, a melhor maneira de tirar proveito do enfraquecimento do dólar do ponto de vista global. Confira!
Um "bull market" atípico!
O ciclo de alta da bolsa americana registrou um recorde ao superar a marca de 3.452 dias de valorização sem que houvesse durante este período uma queda nos preços superior a 20%.
O grande escritor, Ivan Sant´anna, coleciona observações a respeito do mercado de capitais que chegam a representar axiomas. Entre as repetidas nos últimos anos, a que eu mais me identifico é aquela que diz algo parecido com isso: Um mercado que sobe em meio a notícias interpretadas como ruins é um mercado forte.
MyVOL ThinkBOX
Em meio a mais uma retaliação chinesa a imposição de tarifas impostas pelos EUA com relação a produtos importados chineses, as ações das empresas de siderurgia e mineração sofrem bastante, conforme a tabela ilustrativa abaixo:
A mídia proclama que ontem foi um dos piores dias para Donald Trump desde o início de seu governo. Neste sentido, investidores questionam: Por que o índice S&P 500 se mostra resiliente diante de tanta incerteza?
MyVOL ThinkBOX
Há meses o que se observa é um maior fluxo de recursos direcionados a bolsa americana. Se antes este fluxo perseguia ações do setor de tecnologia, recentemente, vemos um certo movimento de rotação setorial nos EUA, beneficiando outros setores como o de "utilities", de varejo, imobiliário e de saúde. Tudo isso representou uma aversão a mercados...
Heráclito "on steroids"
Associar o filósofo pré-socrático Heráclito à dinâmica de transformação atual é quase um clichê. Sua visão de um mundo em transformação constante, simbolizada por sua famosa frase sobre a nossa impossibilidade de entrar em um mesmo rio pela segunda vez, pode ser vista em dois recentes "best-sellers" retratando a atual revolução digital: "The...
BIG SHORT TESLA
Dei um tempo da série "Guerra Comercial Sino Americana" pois achei uma ainda mais fascinante... BIG SHORT TESLA