Temos uma segunda-feira que se inicia de forma complicada por diversos fatores. Temos o fator político que ganha espaço não só por aqui, com o impasse entre Bolsonaro e Maia, mas também nos EUA, com a intensificação do embate eleitoral. Além disso, o vencimento do contrato futuro de petróleo WTI nesta terça-feira (contrato de maio) contribuiu para...

A notícia de que pacientes em um hospital em Chicago que usaram o antiviral Remdesivir no tratamento da Covid-19 se recuperaram rapidamente foi divulgada no terminal da Bloomberg as 16:21, sem que agentes ou algoritmos dessem muita atenção. Entretanto, passados alguns minutos, tal notícia chegou à CNBC e, voilà, os mercados subiram como um foguete....

Em tempos de crise, uma boa forma de se avaliar os mercados é através do índice de Preço/Lucro calculado pelo professor Robert Shiller, da universidade de Yale. Ao contrário do P/L tradicional, que é calculado com base no lucro por ação projetado para os próximos doze meses, o P/L de Shiller, também conhecido como "CAPE Ratio", leva em consideração...

O termo "market internals" refere-se a um conjunto de indicadores utilizados por operadores de mercado em busca de determinar uma tendência para os mercados.

Acredito que devemos ser gratos a existência dos bancos centrais em momentos de crise. Sem um comprador de última instância, as quedas em momentos de enorme incerteza certamente seriam mais avassaladoras. Há quem acredite que o índice S&P 500 teria se desvalorizado entre 50% e 80% na ausência do FED durante o mês de março deste ano. Outros já...

Uma característica muito interessante dos ciclos de valorização vistos nos mercados reside na observação de que o preço de alguns ativos tende a se mover de forma exponencial em seu estágio final.

Quando o assunto é o investidor Warren Buffett, confesso ter um sentimento ambíguo. Se por um lado não gosto da ideia associada a compras de ações para o longo prazo ("buy & hold") por acreditar que não teremos mais o impulso populacional para nos ajudar, por outro lado, gosto muito do Buffett vendedor de volatilidade.

Muito se especula a respeito de como a economia irá se recuperar uma vez que esta crise se dissipar. Os mais otimistas falam de uma recuperação em formato de V, sinalizando que a recuperação tende a ser rápida e forte, permitindo uma retomada do mesmo ímpeto visto há alguns meses. Os menos otimistas já acreditam em um formato de U,...

Penso na frase acima sempre quando ouço gestores de recursos buscando convencer cotistas de que uma recessão, por mais severa que seja, não deverá alterar a rota de crescimento de uma determinada empresa. Um dia desses, na CNBC, um gestor proclamou: se uma empresa negocia com uma relação de preço/lucro de 16x, não será 1/16 desta trajetória que irá...

Existem momentos de mercado em que o preço dos ativos negocia com um enorme desconto frente a preços históricos e a fundamentos. Refiro-me a momentos de crises, como a que estamos atravessando, onde uma crise de liquidez rapidamente se instaura, provocando uma onda de vendas que se faz necessária para evitar o colapso do sistema financeiro.

Uma das métricas mais utilizadas para se avaliar um empreendimento endividado é através da relação entre o que é chamado de VALOR DA FIRMA e seu respectivo EBITDA (sigla em inglês, para lucro antes do pagamento de juros, impostos, depreciação e amortização).

O mundo vive uma escassez de dólares similar aquela ocorrida em 2008 durante as semanas que sucederam a falência da Lehman Brothers, os problemas da AIG e dos demais bancos globais. Os principais países desenvolvidos não hesitam em lançar mão de diversas iniciativas heterodoxas objetivando atenuar o colapso na velocidade da circulação do dinheiro.

Inicio este texto explicando do que se trata a expressão monetização. Trata-se de um processo onde, na ausência de compradores para os títulos de dívida já emitidos, os bancos centrais passam a imprimir dinheiro e a se tornarem os detentores dos próprios títulos presentes no mercado.

Parece haver um consenso entre estrategistas que uma carteira de investimentos global robusta deva conter alguns ativos ditos antifrágeis - aqueles que tendem a se valorizar em momentos de elevado estresse nos mercados. Dentre tais ativos destacam-se os títulos do tesouro americano e o ouro.

Hoje estou de posse de um material interessante que me permite explorar um tema que julgo ser importante na vida de todos aqueles que habitam o mundo dos investimentos.