Nos dias de hoje, a manutenção de taxas de juros em níveis historicamente baixos é vendida como uma solução para uma declinante taxa de crescimento econômico global. O que não se discute é que esta prática resulta em diversas consequências adversas que, no longo prazo, contribuem para o declínio nos níveis de produtividade global.

Não é à toa que o mais recente livro do professor Robert Shiller, prêmio Nobel de Economia em 2013, chama-se "Narrative Economics: How Stories Go Viral and Drive Major Economic Events" (A Economia da Narrativa: Como estórias tornam-se virais e determinam os principais eventos econômicos). Vivemos em um mundo em que a busca por valor foi substituída...

"WAR on CASH"

09/10/2019

Na tarde de ontem tivemos um importante anúncio feito por Jerome Powell, presidente do FED. Em sua última entrevista antes da próxima reunião da instituição, marcada para o dia 30/10, Powell anunciou a retomada da expansão monetária nos EUA.

Louis-Vincent Gave sempre nos fala para fugir do campo de batalha. Em tempos de crise, evitar perdas as vezes é mais importante do que sair em busca de ativos vencedores. Pensando nisso... segue o comentário do dia:

Caros leitores, ontem a noite fui ao mercado. Enquanto escolhia quais frutas levar para casa, observei que os tomates ensacados estavam na promoção, por apenas 2,99/kg; enquanto que o mesmo tomate, no varejo, passava dos 5,99/kg. Escolha muito fácil, só que não.

Se você é um agente de mercado que expressa sua opinião da vida e do mundo através de seus investimentos te convido a refletir sobre como as oscilações de preços dos ativos afetam o nosso bem-estar.

Semana passada, as reações ao resultado do julgamento do Supremo Tribunal Federal foram incendiárias. Amanhã tem nova sessão do STF para pautar se os julgamentos dos presos da Lava Jato voltem para a etapa das alegações finais. Resumindo: Lula Livre?

Em um passado distante fiquei empolgado por metade de um dia ao pensar que havia descoberto uma forma fácil de ganhar dinheiro. Era algo que confesso ficar meio envergonhado de revelar, mas tinha como premissa uma crença de que receberia a taxa nominal negociada em contratos futuros de DI.

Em um mundo onde muitos acreditam existir uma bolha em ativos de "renda fixa" (confesso me sentir desconfortável ao fazer esta afirmação; não pela menção de uma bolha, mas sim pela classificação "renda fixa"), fica difícil saber que classe de ativos poderá oferecer proteção aos investidores em renda variável. Ativos metálicos como o ouro e a prata...

O que essa expressão quer dizer? Quem são os "Mãos Fortes"? O que quer dizer estar vendido em VOL? Por que faço esta afirmação? Quais são as consequências desta premissa?

Tenho o privilégio de ter como assistente uma jovem cientista política que na última eleição no Brasil ganhou diversas apostas relacionadas a eleição de Bolsonaro. Eu mesmo tive que pagar uma rodada de Stella pois apostei que o candidato vencedor ganharia com uma margem menor do que a realizada. Com a confiança nas alturas, minha assistente não...

Recentemente um comentarista norte-americano disse que a maior bolha presente nos mercados está associada ao medo excessivo dos investidores de que algo análogo ao ocorrido em 2008 venha ocorrer novamente. Embora eu tenha dúvidas quanto a esta afirmação, tal comentário me fez pensar a respeito das recentes reações dos mercados diante de eventos que...

Não sei se o rei Roberto Carlos curte o sobe e desce das bolsas de valores, mas em meus delírios diários o imagino vociferando a exclamação acima a seus assessores financeiros.