Uma aposta em um Boris Johnson tático
Recentemente, tomei uma decisão, no âmbito da série Grupo do 1% que gerencio na Inversa Publicações, de alocar uma posição comprada em libra esterlina.
Recentemente, tomei uma decisão, no âmbito da série Grupo do 1% que gerencio na Inversa Publicações, de alocar uma posição comprada em libra esterlina.
O estrategista veterano Charles Gave tem como principal fonte de inspiração o trabalho desenvolvido pelo economista sueco Knut Wicksell que, em sua obra, conseguiu unir a visão de Destruição Criativa capitaneada por Joseph Schumpeter junto as ideias de Seleção Natural de Charles Darwin.
Hoje vou buscar ser um pouco mais direto. Você concorda que para os mercados a variável mais importante é o crescimento econômico global? Você concorda que os ativos americanos, com aproximadamente 55% de peso na carteira MSCI Global, são os mais importantes? Eu assumo que você respondeu SIM as duas perguntas. Afinal, a derrocada vista no período...
Começo a semana chamando atenção do leitor a uma observação que fiz ao analisar o gráfico abaixo ilustrando a contribuição de cada setor na composição do Ibovespa.
Observe a evolução do Ibovespa por setores na economia. Temos agora um setor bancário relativamente grande.
Desde o dia em que Gustavo Montezano tomou posse como o novo presidente do BNDES e delineou novos objetivos para a instituição, as ações da Petrobras e da Vale iniciaram um período de "underperformance" relativa ao IBOV.
Como podemos, em sã consciência, nos ater a premissa de que juros baixos tendem a levar a uma valorização na bolsa se temos nos dias de hoje um exemplo gritante na Europa em que tal relação não procede?
Em entrevista concedida à CNBC, Steven Mnuchin, secretário do tesouro americano, foi questionado diretamente a respeito da política cambial do país. Perguntou o jornalista:
Hoje foi um dia importante no que diz respeito a divulgação dos resultados das empresas do índice S&P 500. Empresas tradicionais como Coca-Cola, Visa, e outras surpreenderam positivamente. Em meio ao processo de divulgação, temos um dos movimentos mais especulativos de todos os tempos nos EUA ocorrendo com as ações da empresa Beyond Meat --...
Eles estão voltando! E agora, com mais estímulos fiscais.
Um grande gestor local posta um vídeo no Twitter com o Gustavo Montezano, recém-empossado presidente do BNDES, afirmando que uma de suas metas é se desfazer da carteira dita "especulativa" do banco e todos aplaudem!
Esse gráfico, preparado pelo FED de St. Louis, nos mostra o percentual do patrimônio em ativos financeiros das famílias norte-americanas que está alocado em renda variável. O ponto mais recente, registrado no primeiro trimestre de 2019, indica que 32,8% deste total estava em renda variável. Com a alta na bolsa registrada no segundo trimestre, posso...
O termo "overhang" é utilizado no mercado de ações sinalizando a presença de um evento que poderá afetar a relação entre a oferta e a procura relacionada a um determinado ativo. Como exemplo podemos mencionar a possibilidade de exercício de opções de compra de ações por parte de executivos de uma empresa assim como anúncios de vendas de grandes...
Será que o IBOV consegue manter o seu ímpeto altista independente do comportamento das bolsas internacionais?
Gustavo Montezano, o novo presidente do BNDES, listou cinco metas para o banco neste segundo semestre. Dentre elas, acelerar a venda de "participações especulativas" em bolsa, na ordem de R$100 bilhões!