Normalmente quando escrevo a respeito do investidor mais famoso de nossa geração, Warren Buffet, busco chamar atenção dos leitores ao fato de que o Oráculo de Omaha, além de um gênio das finanças, é também um ótimo ator.

Ainda que os investidores brasileiros estejam atônitos com a consequência vista nos mercados devido à falta de diálogo entre os poderes executivo e legislativo no que tange as reformas necessárias ao país, não devemos ignorar o fato de que os mercados internacionais embarcaram em uma onda negativa que vem promovendo desvalorizações em moedas de...
O que penso para esta segunda-feira
Estávamos eu, Paulo Guedes e Philip Greenman em uma reunião na sede da Bozano Investimentos em 2016. Na ocasião, o atual ministro ainda era o executivo representante do famoso grupo financeiro. O nosso objetivo ali era convencê-lo a participar de uma série de palestras que eu organizava com personalidades do mundo das finanças através de uma...
Um estudo conduzido pelo analista Michael Cembalest do banco JP Morgan, e comentado pelo excelente gestor Ben Carlson, nos mostra que a distribuição de retornos de uma carteira bem diversificada de ações, como o índice Russell 3000, é bem assimétrica. Em outras palavras, o que se observou neste estudo, baseado em dados obtidos entre 1980 e 2014 nos...
Os últimos dias têm sido agitados. Não só pela derrocada no mercado, mas também por um desafio fascinante que trouxe para minha vida: traduzir o recém-lançado livro - The Clash of Empires - escrito pela dupla Louis-Vincent Gave e Charles Gave que tanto inspiram o trabalho desenvolvido aqui no MyVOL.
Após uma sequência de três anos atuando em um ambiente de uma corretora em meados desta década, confesso estar feliz de volta ao meu usual isolamento onde acompanho os mercados por meio de 4 telas e tenho como única companhia o noticiário financeiro da CNBC.
Convivendo em um cenário de RISK-ON
Sou pago para ler o mercado de forma tática. Não nasci neste mercado em uma casa de pesquisa, nem em uma gestora de recursos. Sou filho de uma cultura de tesouraria, comprometida em sair para caça todos os dias visando "ganhar algum" no fim do semestre.
Com as manifestações se intensificando em Paris, é importante refletirmos a respeito de uma nova era; uma em que não mais convivemos somente com três fatores de produção (terra, trabalho e capital), mas sob forte influência do CONHECIMENTO como um quarto fator de produção.
Durante a tarde desta sexta-feira, dia 15/3, tive o imenso prazer de participar de um encontro especial a convite da Gavekal Dragonomics - casa de pesquisa especializada em China - onde seu economista chefe, Arthur Kroeber, discursou para um seleto grupo sobre o que ele espera do iminente acordo entre os EUA e a China.
Um dos eventos mais marcantes desta semana foi a entrevista concedida por Gary Cohn ao famoso podcast, Freakonomics.
Petrobras - Too Legit to Quit
O preço das ações da Petrobras sobe como previsto por aqui na segunda-feira e há espaço para mais.
Em um ato de desespero, no dia 19 de setembro de 2008 - durante a semana marcada pelo pedido de concordata do Banco Lehman Brothers - a SEC comunicou ao mercado o que ficou conhecido como temporary short-selling ban on stocks of financial institutions (uma proibição temporária para vendas a descoberto de ações de instituições financeiras).
Atenção com a Europa
Nas últimas semanas a mídia financeira até que tentou trazer de volta o tema sincronismo global em referência as diversas medidas de flexibilização instauradas pelos diversos governos e bancos centrais. Chegou-se a falar até em um novo Acordo de Shanghai em uma busca de resgatar o sentimento positivo após a reunião do G20 ocorrida naquela cidade...
Aqueles que me acompanham sabem que, quando o assunto é o mercado doméstico, grande parte da minha atenção está voltada ao monitoramento da curva de volatilidade associada aos contratos de opções de Petrobras.
Não é raro ouvirmos notícias assustadoras com relação ao endividamento do consumidor americano. Entre as mais recentes, dados apontam que há mais de 7 milhões de norte-americanos atrasados em mais de 90 dias em seus pagamentos atrelados a financiamento de automóveis. Os dados referentes a endividamentos através de cartões de crédito e crédito...