Confesso que durante o mês de agosto andei flertando com o otimismo devido a esperança de que estivéssemos entrando em um período de reversão à média onde os mercados emergentes iriam se beneficiar de um movimento de realocação global.

Um dos indicadores mais determinantes para o comportamento dos mercados está ligado a liquidez. Um mercado líquido é um onde ativos podem ser transformados em "cash" a um baixo custo transacional. Para isso é necessário a presença de um elevado número de participantes e que seja praticado um "spread" entre o preço da compra e da venda bem...

MyVOL ThinkBOX

18/09/2018

Escrevo este comentário justamente em um momento em que a alta do IBOV se acelera. Neste momento, o IBOV futuro supera 78.000 pontos e a Petrobras PN (PETR4) registra R$19,90, uma alta de 2,5%. Em paralelo, o mercado internacional parece reagir bem a recém-anunciada retaliação chinesa.

Há uma expectativa de que em caso de vitória nas eleições presidenciais de um candidato reformista o IBOV irá disparar pelo fato deste estar muito barato. O meu objetivo nestas próximas linhas é auxiliar você nesta jornada fornecendo alguns dados objetivos que os ajude a obter uma avaliação um pouco mais técnica.

Uma das teses que venho explorando nos últimos meses com um razoável sucesso baseia-se na premissa de que o mercado, preocupado com as incertezas eleitorais, ao se antecipar e buscar proteção através do mercado de opções colabora para que a volatilidade realizada - aquela que realmente importa - esteja relativamente mais baixa do que a prevista....

No mercado de capitais brasileiro é comum nos referirmos a expressão "chapa-branca" como um simbolismo para indicar a atuação de instituições governamentais no mercado. No passado, fundos de pensão e o próprio BNDES, atuando de forma conjunta ou não, muitas vezes foram responsáveis por importantes de movimentos de preços nos principais indicadores...

Antes de explicar o significado do DELTA de um contrato de opção de compra (em inglês, um "CALL"), faço aqui uma distinção entre operações direcionais e não-direcionais.

No vídeo abaixo discuto algumas mudanças relevantes que ocorreram nos mercados como consequência da crise 2008. Aproveito também para chamar atenção de algumas vulnerabilidades presentes nos mercados para que você possa estar devidamente preparado em caso de uma eventual nova crise.

MyVOL ThinkBOX

10/09/2018

No último MyVOL ThinkBOX sugeri que os assinantes MyVOL considerassem substituir a compra de ações de empresas exportadoras por contratos de opções de compra. Mais especificamente, falei das ações da Vale pelo fato destas deterem uma boa liquidez nos mercados.

Não quero de forma alguma debochar de um dos mais famosos professores e autores de livros de "valuation", mas o fato é que este atípico "bull market" norte-americano deixou muita gente de lado, inclusive os magos do "value investing". Em termos relativos, há um número menor de pessoas que se interessam em saber o que Damodaran pensa a respeito...

MyVOL ThinkBOX

04/09/2018

Hoje, uma das mais respeitadas casas de análise - a Gavekal - nos traz uma mensagem de ceticismo quanto a capacidade do governo chinês de proporcionar mais uma rodada de estímulo fiscal.

Os estratigrafistas (geólogos) podem ainda estar discutindo se estamos ou não em uma nova era geológica, mas quando o assunto é finanças, ouso afirmar que estamos sim entrando em uma nova era: a ERA PÓS-BÔNUS DEMOGRÁFICO.

Durante a "Pax Carioca", vivida não muito tempo atrás, havia um encontro (por sinal, nada carioca) que ocorria as quintas-feiras na Lagoa que era especial e deixa saudades. Tratava-se do dia em que o celebrado professor de física e cosmologia, e hoje curador do Museu do Amanhã, Luiz Alberto de Oliveira, ensinava-nos da forma mais simples possível...