Divulgados os dados do desemprego norte-americano, as atenções se voltam as tensões sino-americanas. Hoje termina a visita da delegação americana à China e seu resultado deverá ter grande relevância a trajetória de curto prazo dos mercados. Veja o vídeo que preparei sobre o tema onde compartilho insights de uma importante consultoria asiática.

Disrupção Geopolítica
Os EUA enviaram uma super delegação à China que inclui o secretário do tesouro, Steven Mnuchin, o secretário de comercio, Wilber Ross, o diretor do conselho econômico Larry Kudlow, o representante de comercio exterior, Robert Lighthizer, e finalmente, o conselheiro Peter Navarro. Serão dois dias de negociações intensas, e do outro lado da mesa...
Fique de olho no DXY!
Ao tentar antecipar os movimentos nos mercados de capitais é sempre um risco atribuirmos muito peso a uma única variável. Afinal, trata-se de um sistema complexo que, no curtíssimo prazo, muito se assemelha a um passeio aleatório.
Roger Ver - "The Bitcoin Jesus"
A identidade do grande criador (ou grandes criadores) do Bitcoin ainda é um mistério, sendo referido apenas pelo codinome de Satoshi Nakamoto desde 2008. Entretanto, apesar de Nakamoto permanecer esta grande incógnita, há outro grande nome por trás da cryptomoeda: Roger Ver.
Em meio a tanto debate sobre o futuro das cryptomoedas é importante destacar o artigo publicado pelo excelente André Lara Resende, um dos pais do Plano Real, no jornal Valor Econômico da última sexta-feira.
Ao formular o curso O Cerco Dinâmico, hoje transformado em um projeto bem mais abrangente (Clube dos 5) e distribuído pela Inversa Publicações, dediquei uma aula denominada SUBINDO EM OMBROS DE GIGANTES para falar sobre alguns mestres que tiveram enorme importância em minha formação profissional.
Veja porque estes gestores mandaram mal!
Estive analisando a performance de alguns famosos gestores globais (hedge funds) e observei algo curioso: praticamente todos tiveram uma performance inferior ao índice S&P 500 após o fim de 2015. A exceção na lista abaixo foi David Tepper que conseguiu andar junto com o índice.
E se o dólar perder seu glamour?
Vivemos em um período de crescente tensão entre os EUA e a China que abrange diversas frentes; desde questões comerciais até importantes questões geopolíticas relativas ao domínio naval do mar do sul da China.
Como manter o foco em meio a tanto ruído
Há pouco tempo fiz um post lúdico ilustrando que quanto menor for o seu prazo de investimento mais você estará próximo da aleatoriedade, do movimento browniano dos preços, do caos nietzschiano.
Dentre as diferenças comportamentais entre democratas e republicanos, uma que se sobressai é a tendência dos republicanos a buscar constantemente uma redução de impostos.
A hora da Petrobras?
Cresce o otimismo com as perspectivas de valorização do preço das ações da Petrobras.
Conheça Chamath Palihapitiya
Este post foi originalmente escrito em maio de 2017, porém, resolvi republicá-lo devido a sua relação com as perspectivas das cryptomoedas.
A vulnerabilidade "trumpiana"
Boa parte do ocidente vive em uma república presidencialista onde se elege um líder a cada quatro anos. Tal sistema, ao longo do tempo, conduz governos a uma certa desordem interna que culmina em um movimento que é conhecido como populismo. Dominante na América Latina, tal movimento chegou com força nos EUA e conduziu a bizarra figura de Donald...
No gráfico acima, vemos que o indicador de "momentum" do mercado (ETF: MTUM) sinaliza um certo retorno ao comportamento otimista que marcou a segunda metade do ano de 2017.
O universo, a vida e OS MERCADOS são mais parecidos com a literatura do que com a mecânica.















