O desaforo dos IPOs
O IPO da empresa PETZ atraiu 40.000 pessoas físicas.
O IPO da empresa PETZ atraiu 40.000 pessoas físicas.
Na imagem acima temos a estrutura a termo do VIX ilustrando que o mercado espera uma maior volatilidade para os próximos meses.
Não sou analista técnico e confesso que evito fazer comentários nesta seara para não passar vergonha. Contudo, a figura do ombro-cabeça-ombro é tão clássica que não consigo ignorar.
Refiro-me a uma descrição utilizada no mercado de ações que compara uma sequência de quedas nos índices com um processo de compressão de uma mola.
Tomo emprestado dois temas explorados pelo rabino Nilton Bonder em seu brilhante trabalho, A Alma Imoral, para apontar para um processo de rotação setorial que está em curso na bolsa brasileira que tende a favorecer as empresas mais tracionais.
Em meio ao espetáculo de IPOs que se tornou o ano de 2020, o que vimos ontem foi algo análogo a um show do Rolling Stones.
Não se trata da minha opinião, mas sim dos dados fornecidos por diversas pesquisas eleitorais feitas até o momento. Se a eleição fosse hoje, tudo indica que o partido democrata, representado por Joe Biden, obteria os 270 votos necessários dos diversos colégios eleitorais norte-americanos.
Nas últimas semanas venho chamando atenção dos leitores a respeito desta importante regra de mercado. Boa parte do tempo, quando o preço de um determinado ativo sobe, a volatilidade implícita associada aos contratos derivativos deste ativo tende a cair.
Ontem, tive o prazer de participar de uma live com o grande André Machado - O Ogro de Wall Street. A apresentação está recheada de gráficos interessantes. Confira!
Hoje inauguro uma iniciativa aqui no MyVOL que denomino "Questionando a tese". Assim, no áudio desta sexta-feira (abaixo), você não só tem um comentário introdutório sobre as condições do mercado neste momento em que gravo, mas também tem o meu questionamento sobre a tese Peloton Interactive. Confira!
Recentemente, James Altucher - influenciador e ex-gestor de recursos em Wall Street - causou uma certa polêmica ao publicar um artigo cujo título era: "NYC is dead forever. Here´s why" (o fim de Nova York, e o porquê). O artigo despertou a ira de muitos, inclusive do famoso comediante Jerry Seinfeld que saiu em defesa de sua cidade através de...
Esse é o tamanho da queda nesta manhã. Surpreso? Bem, se você vem acompanhando o meu trabalho por aqui, você já deve estar cansado de me ouvir te chamando atenção do fato de que há uma aberração no mercado americano.
Transgredir é necessário. Ser uma metamorfose ambulante também! Que abandonemos a âncora e deixemos de ser teimosos.
É isso! É uma bolha e está prestes a explodir! Isso naturalmente é somente a minha opinião. Eu posso estar errado. De qualquer forma, em um momento crítico como o atual, penso que não posso me isentar.
Em momentos de repressão financeira - períodos de juros reais negativos - os investidores ficam afoitos.