Existe um documentário que foi produzido na virada do milênio nos EUA chamado "Trillion Dollar Bet" que narra a derrocada do fundo Long Term Capital Managment (LTCM). O documentário é sensacional e confesso já ter assistido inúmeras vezes. A razão do interesse não está diretamente ligada ao ocorrido com o fundo, mas sim, pelo fato do documentário...

Neste vídeo explico como a utilização desta simples ferramenta pode ser um ótimo ponto de partida para que você possa avaliar uma empresa listada, ou mesmo, um negócio privado.

O impasse entre democratas e republicanos foi resolvido através de uma medida provisória anunciada por Trump no último sábado.

O comentário de hoje é curto pois escrevo algo que já enfatizo por aqui há bastante tempo que é: os emergentes asiáticos tendem a registrar melhores performances do que os demais emergentes.

Compartilho com o assinante MyVOL diversos "slides" que retratam o momento atual da economia global, com destaque naturalmente para a economia dos EUA. Nesta apresentação reúno informações oriundas da Gavekal, assim como de outras importantes fontes de informação.

Esta recomendação não é só útil para sua saúde, mas também para o seu bolso.

Você acredita que existe uma conhecida empresa na B3 que, ao longo dos últimos 10 anos, registrou prejuízo em todos os anos (prejuízo acumulado de quase 3 bilhões de reais) e, mesmo assim, teve o valor de suas ações apreciado em 4,5x?

Inicio a semana reiterando a minha expectativa de que o movimento de rotação setorial visto na semana passada persista ao longo dos próximos dias.

Catalisadores

24/07/2020

Nos últimos dias começamos a ver a materialização de alguns argumentos que venho explorando por aqui. Dentre eles, a queda no "Dollar Index" (DXY) e a queda no rendimento do título do tesouro americano de 10 anos.

No passado, o pós-crise da bolsa seguia uma receita básica: primeiro subiam as "blue chips" (ações de maior peso no índice IBOV), depois as ações de segunda linha.

Charles Gave - um dos fundadores da casa de pesquisa Gavekal - nos diz que quando as taxas de juros são mantidas artificialmente baixas cresce o uso da alavancagem e da engenharia financeira.

Quem já teve oportunidade de surfar sabe que é muito comum concluir, após atravessar a arrebentação, que a série de ondas boas está quebrando a uns 50 metros ao lado. Além de um componente ligado a aleatoriedade, há também o fato de que o nosso posicionamento (observando de uma forma lateral) contribui para uma superestimação da qualidade da onda...

Se no passado as commodities metálicas comandavam um prêmio nos mercados associado a escassez, hoje tal prêmio parece estar sendo atribuído a uma outra classe de investimentos. Refiro-me a um grupo de ativos que, através de uma narrativa muito bem formulada e disseminada, vem ocupando cada vez mais espaço nas carteiras dos investidores globais.