Sabe-se que, não só a mídia financeira, mas a grande maioria dos participantes do mercado são fascinados por números inteiros. Eu mesmo apostei com meu amigo Dave Sharp, lá atrás em 1998, que o índice Dow Jones Industrial Average não atingiria o nível de 10.000 pontos naquele ano. Pois é Dave, se estiver lendo este texto, saibas que ainda me...

VALE3 - Mudança de vento
Em um mercado de ações um tanto limitado quanto ao número de ativos "investíveis", como é o brasileiro, as ações da Vale vinham se destacando por oferecer ao investidor, dentre alguns atributos, uma bela proteção cambial.
Véspera de feriado - Dia de "gamma scalping"
Esta talvez seja a terceira vez que eu abordo o tema "gamma scalping" em meus comentários.
A Itália volta à cena global, com rumores de que sua instabilidade política pode vir a representar uma séria ameaça a unificação europeia e a continuidade de sua moeda única: o euro.
Cuidado para não confundir o OBSERVADO com o OBSERVÁVEL!
E o dolar? Como fica?
Quem acompanha estes comentários diários viu que em meados de abril chamamos atenção para o movimento de apreciação do DXY, um ETF que mede o comportamento do dólar americano contra diversas outras moedas, com destaque para o euro, o iene, a libra esterlina e o dólar canadense. E não é que de meados de abril para cá o DXY...
A hora de investir na China é agora!
É fácil imaginar que tesourarias de bancos levam uma enorme vantagem na negociação de ativos devido ao fato de ter disponível "funding" barato e aparentemente ilimitado.
Ontem tivemos o vencimento de opções na B3 com destaque para os contratos de opções de compra de ações da Petrobras. Os dias que antecederam tal vencimento foram dias marcados por fortes oscilações no preço da ação devido a especulações em torno do anúncio de um acordo entre o governo e a Petrobras no que tange ao contrato de Cessão...
Há tempos mencionei aqui um trabalho de Louis-Vincent Gave, fundador da Gavekal, no qual ele apontava o preço do dólar americano, a taxa de juros dos títulos de 10 anos dos EUA e o preço do petróleo como os 3 principais preços na economia global.
A melhor estratégia de todos os tempos!
Será que existe uma estratégia que seja resiliente e prospere em qualquer ambiente de mercado? Antes que você ache que eu vá tentar aqui te convencer que a minha estratégia é a melhor para você, saiba de antemão que não acredito nesta ideia.
O estresse cambial é GLOBAL
A ilusão de liquidez
Aquele que está de fora e olha para Wall Street, ou mesmo para a Faria Lima, muitas vezes imagina instituições bem organizadas onde jovens ambiciosos alocados em diversas funções atuam de forma coordenada e sincronizada em busca de operações financeiras rentáveis a qualquer preço.
Ontem, as ações da Petrobras voltaram a subir impulsionadas por expectativas favoráveis no que tange as negociações entre a empresa e o governo quanto ao contrato de Cessão Onerosa.
Ainda sobre a dinâmica de preço das ações da Petrobras em meio a semana do vencimento de opções
Na última sexta-feira escrevi sobre um enorme desequilíbrio de forças entre os ditos "comprados" e "vendidos" no mercado de opções de Petrobras PN (ver "O curioso caso da Opção PETRE56 - nasceu velha e hoje é uma criança").