Quem me conhece sabe que sou um obsessivo quando o assunto é o mercado de opções. Em dias como o de hoje, ao acordar, a primeira que coisa que faço é entrar no site da B3 para conferir o "mapa" das opções - uma tabela que descreve, dentre muitos fatores, a relação entre titulares e lançadores neste mercado.

Take no prisoners!
O mercado financeiro se apropriou desta expressão de guerra de forma bastante curiosa. "Take no prisoners", em seu sentido original, significa que capturados de guerra deveriam ser executados imediatamente, ao invés de serem carregados como reféns.
Ontem, Donald Trump cumpriu uma promessa de campanha ao retirar os EUA do acordo assinado por Barack Obama em 2015 que removia sanções econômicas ao Irã. Apesar da relevância das exportações de petróleo oriundas do Irã, há razões para acreditar que tal decisão não deverá contribuir para uma apreciação expressiva no preço dos barris de petróleo....
Reminiscências de 1997. CAVEAT EMPTOR!
A essa altura aqueles que acompanham os meus textos já sabem do meu ceticismo com relação aos mercados.
Será que os chineses resistirão as pressões dos EUA e seus aliados?
Ao ligar meu computador nesta manhã, me deparei com a seguinte chamada:
Máximas para uma vida
Divulgados os dados do desemprego norte-americano, as atenções se voltam as tensões sino-americanas. Hoje termina a visita da delegação americana à China e seu resultado deverá ter grande relevância a trajetória de curto prazo dos mercados. Veja o vídeo que preparei sobre o tema onde compartilho insights de uma importante consultoria asiática.
Disrupção Geopolítica
Os EUA enviaram uma super delegação à China que inclui o secretário do tesouro, Steven Mnuchin, o secretário de comercio, Wilber Ross, o diretor do conselho econômico Larry Kudlow, o representante de comercio exterior, Robert Lighthizer, e finalmente, o conselheiro Peter Navarro. Serão dois dias de negociações intensas, e do outro lado da mesa...
Fique de olho no DXY!
Ao tentar antecipar os movimentos nos mercados de capitais é sempre um risco atribuirmos muito peso a uma única variável. Afinal, trata-se de um sistema complexo que, no curtíssimo prazo, muito se assemelha a um passeio aleatório.
Roger Ver - "The Bitcoin Jesus"
A identidade do grande criador (ou grandes criadores) do Bitcoin ainda é um mistério, sendo referido apenas pelo codinome de Satoshi Nakamoto desde 2008. Entretanto, apesar de Nakamoto permanecer esta grande incógnita, há outro grande nome por trás da cryptomoeda: Roger Ver.
Em meio a tanto debate sobre o futuro das cryptomoedas é importante destacar o artigo publicado pelo excelente André Lara Resende, um dos pais do Plano Real, no jornal Valor Econômico da última sexta-feira.
Veja porque estes gestores mandaram mal!
Estive analisando a performance de alguns famosos gestores globais (hedge funds) e observei algo curioso: praticamente todos tiveram uma performance inferior ao índice S&P 500 após o fim de 2015. A exceção na lista abaixo foi David Tepper que conseguiu andar junto com o índice.
Ao formular o curso O Cerco Dinâmico, hoje transformado em um projeto bem mais abrangente (Clube dos 5) e distribuído pela Inversa Publicações, dediquei uma aula denominada SUBINDO EM OMBROS DE GIGANTES para falar sobre alguns mestres que tiveram enorme importância em minha formação profissional.
E se o dólar perder seu glamour?
Vivemos em um período de crescente tensão entre os EUA e a China que abrange diversas frentes; desde questões comerciais até importantes questões geopolíticas relativas ao domínio naval do mar do sul da China.