Aqui no MyVOL você encontra os 25 Princípios de Investimentos de Jim Cramer. Para acessá-los, clique aqui: https://www.myvol.com.br/l/os-25-principios-de-investimentos-de-jim-cramer/

MyVOL ThinkBOX
Espero que você tenha surfado a onda das sugestões feitas nos MyVOL ThinkBOX anteriores.
MyVOL ThinkBOX
Nos últimos dois MyVOL ThinkBOX falei sobre a venda coberta de opções - aqui, sugerindo a venda coberta da PETRK21 - e falei também sobre a minha operação comprada em PETR4 e vendida em contratos de índice futuro do IBOV.
Acima, características que definem um mundo conhecido como "factor investing".
MyVOL ThinkBOX
Diante de um cenário mais construtivista para o preço do Petróleo (ver https://www.myvol.com.br/l/brent-a-us-100/ ) sugiro a venda de coberta de opções como uma estratégia interessante para os próximos dois meses.
Por que venho discordando dos otimistas?
Um dos principais argumentos dos mais otimistas com a bolsa brasileira diz respeito ao fato das empresas brasileiras contarem com uma imensa capacidade ociosa.
MyVOL ThinkBOX
Acima o gráfico do SKEW dos contratos de opção de compra de PETR4. Sua formação - tema central das minhas "lives" no Clube dos 5 - neste momento é indicativo de alta para as ações da Petrobras.
Começo a semana um pouco mais preocupado!
Rudy Giulianni, hoje advogado de Trump, fez um discurso no sábado um tanto assustador no que diz respeito a um possível movimento dos EUA para derrubar o governo iraniano. Confira o discurso no comentário abaixo.
Apesar da presença de inúmeras forças deflacionárias ao redor do mundo, o rendimento dos títulos do tesouro dos EUA ("long bonds" - 30 anos) voltou a subir e parece caminhar para um importante patamar indicado por analistas técnicos: 3,25%.
Confesso que durante o mês de agosto andei flertando com o otimismo devido a esperança de que estivéssemos entrando em um período de reversão à média onde os mercados emergentes iriam se beneficiar de um movimento de realocação global.
"More money than fools"
Um dos indicadores mais determinantes para o comportamento dos mercados está ligado a liquidez. Um mercado líquido é um onde ativos podem ser transformados em "cash" a um baixo custo transacional. Para isso é necessário a presença de um elevado número de participantes e que seja praticado um "spread" entre o preço da compra e da venda bem...
MyVOL ThinkBOX
Escrevo este comentário justamente em um momento em que a alta do IBOV se acelera. Neste momento, o IBOV futuro supera 78.000 pontos e a Petrobras PN (PETR4) registra R$19,90, uma alta de 2,5%. Em paralelo, o mercado internacional parece reagir bem a recém-anunciada retaliação chinesa.
Dimensionando o otimismo
Há uma expectativa de que em caso de vitória nas eleições presidenciais de um candidato reformista o IBOV irá disparar pelo fato deste estar muito barato. O meu objetivo nestas próximas linhas é auxiliar você nesta jornada fornecendo alguns dados objetivos que os ajude a obter uma avaliação um pouco mais técnica.
O curioso caso do contrato de opção PETRK21
Uma das teses que venho explorando nos últimos meses com um razoável sucesso baseia-se na premissa de que o mercado, preocupado com as incertezas eleitorais, ao se antecipar e buscar proteção através do mercado de opções colabora para que a volatilidade realizada - aquela que realmente importa - esteja relativamente mais baixa do que a prevista....
China - "chapa-branca" em ação
No mercado de capitais brasileiro é comum nos referirmos a expressão "chapa-branca" como um simbolismo para indicar a atuação de instituições governamentais no mercado. No passado, fundos de pensão e o próprio BNDES, atuando de forma conjunta ou não, muitas vezes foram responsáveis por importantes de movimentos de preços nos principais indicadores...















