
"O Vencedor Leva Tudo" e os tolos aplaudem
Eles praticam "dumping" e o mascaram como inovação. Foi mais ou menos assim que Scott Galloway, o grande professor de marketing da NYU, descreveu a prática de gigantes como a Amazon. Galloway clama por uma intervenção e defende seu argumento ao demonstrar o colapso no número de novos empreendedores na maior economia do mundo.
A falácia da reversão à média fantasiosa
É só o Ibovespa subir e eles voltam. Retornam argumentando que o gráfico do Ibovespa dolarizado sinaliza um ENORME espaço de apreciação para o principal indicador da bolsa brasileira.
Diferenciando entre emergentes
Na semana passada compartilhei aqui uma visão construtiva feita pelos analistas da Gavekal no que dizia a respeito aos mercados emergentes. Em um relatório publicado recentemente, eles afirmavam que o crescimento econômico americano combinado com a retomada cíclica europeia, expectativa de pouso suave na China e preços mais elevados para o petróleo...
Evitai-vos teorias conspiratórias!
Se você é daqueles que está presente diariamente nos mercados, com um foco em um único mercado ou um único ativo, é bem provável que, diante de movimentos de preços bruscos como os registrados ao longo dos últimos dias, acredite que haja um movimento conspiratório justamente contra você. Isso é um sentimento natural. Ocorre nos esportes, ocorre nas...
Alive & Kicking
Hoje, muito se fala nas quatro gigantes da tecnologia ("THE FOUR" by Scott Galloway: Facebook, Google, Amazon e Apple) e se comete o sacrilégio de deixar de fora a poderosa Microsoft, que depois de um período conturbado nas mãos do co-fundador Steve Ballmer, se repaginou, se transformou nas mãos de Satya Nadella.
Como proceder em meio a um mercado volátil?
Primeiramente, recomendo que você seja autor de suas próprias decisões. Não delegue a decisão de como investir o seu dinheiro a terceiros. Alguns dirão que é o fim do mundo, enquanto outros que estamos diante de uma oportunidade de ouro. Provavelmente, ambos estão errados.
Fique ligado no spread MTUM e S&P500!
É muito importante estar informado sobre o indicador de Momenum do mercado (MTUM) e o índice S&P500 (SPX) para detectar se há fraqueza no Bull Market americano: Caso o desempenho do MTUM seja inferior (em 0,50% ou mais) ao registrado pelo índice S&P500, interprete como um sinal de fraqueza do mercado americano.
Força-Tarefa: "Save the Market"
A cesta de ações (MTUM) reúne as ações de melhor desempenho na bolsa americana. Por isso, venho monitorando de perto seu desempenho para sabermos se estamos em um ponto de inflexão nos mercados.
Alguém uma vez disse que quando nos embriagamos tomamos emprestado parte da felicidade reservada ao dia seguinte. Isso também é uma verdade nos mercados! Um mercado sobrevalorizado está fadado a uma correção de preços ou a um longo período marcado por retornos menores. Por isso, em eventos realizados pela MyCAP, venho dando tanta ênfase a...
Caso você esteja habituado a ler o Valor Econômico verá que hoje o jornal apresenta as opiniões de dois colunistas renomados: Claudia Safatle e Armando Castelar. Atuando pela ICAP, tive o prazer de realizar eventos macroeconômicos com ambos. Em suas respectivas colunas do dia, a Claudia, com foco no doméstico, descreve um cenário construtivo,...
Já dizia Bill Gates: O sucesso é um péssimo professor. Ao participar da última conferência da B3, em Campos de Jordão, fiquei impressionado com a fala do professor da Universidade de Chicago, Luigi Zingales, ao apontar a deterioração norte-americana e suas crescentes semelhanças a um país emergente.
Nos meus últimos Comentários busquei chamar atenção do leitor a dois fatores importantes e correlacionados:
O projeto da minha vida
Hoje é um dia muito importante para mim. É o lançamento do meu projeto de "Dynamic Hedging" através da Inversa Publicações.
Há sinais de que o mundo desenvolvido caminha para um ciclo inflacionário. O "timing" desta transição não é preciso, mas já há evidências de que países "exportadores de deflação", como a China, Japão e Coréia do Sul, embarcaram em uma nova fase; uma na qual tais produtores não dispõem da mesma capacidade de produção de outrora. Quem afirma isso...















