O veterano estrategista Charles Gave - um dos fundadores da Gavekal - não cansa de nos alertar do fato de que os preços de mercado não mais refletem o verdadeiro equilíbrio entre a demanda e a oferta por ativos devido as maciças intervenções dos bancos centrais.

Um dos acrônimos mais ventilados pela mídia financeira é aquele associado a ideia de que não há alternativas de investimentos que sejam tão boas quanto a bolsa de valores. Trata-se do acrônimo TINA, oriundo da expressão em inglês "There is no alternative"!

Em um determinado evento realizado este ano, o financista André Jakurski, fundador da gestora JGP, nos inspirou ao afirmar que não são os ativos globais que se apreciam, mas sim as moedas que, de fato, perdem valor.

Nos dias de hoje, a manutenção de taxas de juros em níveis historicamente baixos é vendida como uma solução para uma declinante taxa de crescimento econômico global. O que não se discute é que esta prática resulta em diversas consequências adversas que, no longo prazo, contribuem para o declínio nos níveis de produtividade global.

Não é à toa que o mais recente livro do professor Robert Shiller, prêmio Nobel de Economia em 2013, chama-se "Narrative Economics: How Stories Go Viral and Drive Major Economic Events" (A Economia da Narrativa: Como estórias tornam-se virais e determinam os principais eventos econômicos). Vivemos em um mundo em que a busca por valor foi substituída...

"WAR on CASH"

09/10/2019

Na tarde de ontem tivemos um importante anúncio feito por Jerome Powell, presidente do FED. Em sua última entrevista antes da próxima reunião da instituição, marcada para o dia 30/10, Powell anunciou a retomada da expansão monetária nos EUA.

Louis-Vincent Gave sempre nos fala para fugir do campo de batalha. Em tempos de crise, evitar perdas as vezes é mais importante do que sair em busca de ativos vencedores. Pensando nisso... segue o comentário do dia:

Caros leitores, ontem a noite fui ao mercado. Enquanto escolhia quais frutas levar para casa, observei que os tomates ensacados estavam na promoção, por apenas 2,99/kg; enquanto que o mesmo tomate, no varejo, passava dos 5,99/kg. Escolha muito fácil, só que não.

Se você é um agente de mercado que expressa sua opinião da vida e do mundo através de seus investimentos te convido a refletir sobre como as oscilações de preços dos ativos afetam o nosso bem-estar.

Em um passado distante fiquei empolgado por metade de um dia ao pensar que havia descoberto uma forma fácil de ganhar dinheiro. Era algo que confesso ficar meio envergonhado de revelar, mas tinha como premissa uma crença de que receberia a taxa nominal negociada em contratos futuros de DI.